Geral

Entenda por que infestação de carrapatos provoca fechamento de parque no interior de SP há quase 3 anos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/03/2024 por Redação

Parque Olhos D’Água, um dos principais de Ribeirão Preto (SP), foi fechado em julho de 2021 e segue com reabertura indefinida. Entenda o que já foi feito e o que ainda está pendente. Parque Olhos DÁgua, em Ribeirão Preto (SP)
Marcelo Fontes/ACidade ON
Fechado desde julho de 2021, o Parque Olhos D’Água, um dos principais de Ribeirão Preto (SP), segue com data de reabertura indefinida.
O motivo do bloqueio, desde o início, é uma infestação de carrapatos que atingiu a área de lazer e a necessidade de realizar o manejo das capivaras no local, o que ainda não foi concluído.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo as autoridades que atuam no assunto, algumas medidas precisam ser realizadas para garantir que a reabertura ocorra em segurança aos visitantes.
Para entender como está o andamento do processo, o g1 conversou com a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Veja abaixo.
✅ O que já foi feito
▶️ Em setembro de 2022, pouco mais de um ano depois do fechamento do parque, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um teste de sorologia nas capivaras (hospedeiras do carrapato) presentes na área, e o resultado apontou não reagente para a bactéria causadora da febre maculosa.
▶️ Depois dos exames sorológicos, equipes da Secretaria Estadual de Saúde e Semil realizaram uma vistoria no parque e deram o aval para que a prefeitura solicitasse à Secretaria Estadual de Saúde a autorização para manejo reprodutivo das capivaras.
▶️ Já no fim do ano passado, a prefeitura formalizou essa solicitação. Em nota enviada na última semana, a administração municipal afirmou que o pedido segue em trâmite.
Os animais silvestres são protegidos por lei e qualquer processo envolvendo seu manejo direto está condicionada a deliberação pela Semil. Nesse sentido, o processo de autorização para realização da deferentectomia (vasectomia) nos machos e a salpingectomia (laqueadura) nas fêmeas já foi submetido à Semil e segue tramitando, diz.
⌛ O que ainda falta fazer
▶️ A Semil, por sua vez, confirma que recebeu o pedido da prefeitura para o manejo dos animais, mas ressaltou que, para continuidade do processo de autorização, solicitou novos documentos à administração municipal.
Cabe esclarecer que o manejo das capivaras deve ser executado pelo responsável pela área, após obtenção de autorização emitida pelo Departamento de Fauna, reforça.
▶️ Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, depois do manejo reprodutivo, a etapa final é o cercamento das capivaras no parque.
O cercamento das capivaras na área do parque somente será autorizado após a realização do manejo reprodutivo dos indivíduos. O cercamento dos animais em questão, está prevista na Portaria CFB nº. 05/2022, finalizou.
Parque Olhos D’Água foi fechado desde julho de 2021 após infestação de carrapatos
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu