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Fortes chuvas no Ceará deixam moradores sem energia elétrica: o que fazer nesses casos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

14/02/2024 por Redação

Moradores de Fortaleza e outros municípios do Ceará reclamaram de diversas situações surgidas após as fortes precipitações dos últimos dias. Fortaleza registrou vários pontos de alagamento durante a chuva deste sábado
As fortes chuvas registradas em cidades cearenses no último fim de semana trouxeram diversos problemas. Vias e residências alagadas, árvores e postes caídos foram vistos em vários pontos. Além disso, outro problema que atingiu milhares de pessoas foi a oscilação e falta de energia elétrica. Assim, surge a dúvida: o que fazer nesses casos?
O consumidor lesado tem um prazo de até 90 dias para informar à companhia sobre os problemas. Depois disso, a empresa tem até 15 dias para analisar a reclamação recebida.
Árvore caída na Rua Lívio Barreto, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
Rafael Almeida/ SVM
Conforme a Enel, foram 621 ocorrências de galhos sobre a fiação e quedas de árvores, sendo Fortaleza e Região Metropolitana as áreas mais afetadas.
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Os canais oficiais da Enel Ceará são:
Whatsapp: 21 99601-9608
Aplicativo Enel Ceará
Site: www.enel.com.br
O que fazer em caso de queda ou oscilação de energia?
Thiago Fujita, presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor, também respondeu a dúvidas de alguns consumidores sobre problemas envolvendo falta de energia elétrica. Veja abaixo.
Cidades da Grande Fortaleza ficam sem energia elétrica após fortes chuvas.
Thiago Gadelha/SVM
🔌 Aparelhos eletrônicos queimaram devido à oscilação. O que fazer?
O primeiro passo é fazer a reclamação diretamente com a concessionária de energia elétrica.
Levando todas as provas que ele tenha; pode ser foto, vídeo, se tiver a nota fiscal também é interessante, disse.
💊 Perdi alimentos e remédios devido à falta de energia. O que fazer?
É direito do consumidor ter o ressarcimento porque se deu com relação à perda de energia elétrica, explicou.
Thiago Fujita reforçou também a importância de anotar e deixar registrado todos os números de protocolos dos contatos feitos com a empresa.
🤔 Fiz a reclamação, mas não obtive retorno da empresa. E agora?
Ele lembrou que os consumidores prejudicados podem sempre buscar órgãos de defesa, como o Decon e o Procon.
Por fim, o especialista orientou que o Poder Judiciário também deve ser contactado quando o consumidor segue as primeiras orientações, mas não obtém retorno da empresa.
Alguns bairros de Fortaleza ficaram sem energia após as chuvas do fim de semana
SVM
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