Geral

Piracicaba não tem plano de contingência para eventos climáticos extremos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/12/2023 por Redação

Informação integra respostas dadas pela Prefeitura às solicitações de informações da Câmara de Vereadores do município. Barracão desabou durante temporal em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Piracicaba (SP) não possui um plano de contingência para eventos climáticos extremos e ações emergenciais. A informação compõe as respostas dadas pela prefeitura à Câmara de Vereadores, após requerimento feito pelo Legislativo um dia depois de um temporal que causou o desabamento de um barracão, queda de árvores e de um muro e destelhou casas e comércios na cidade.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Um plano de contingência é um documento que traça um planejamento, de caráter preventivo, para enfrentar situações adversas, com ações claras a serem aplicadas para controlar e minimizar as consequências da situação enfrentada, como um grande temporal, um desastre.
Assinado no dia 28 de setembro por Cimara Pereira Prado, que assumiu a cadeira de Silvia Morales (PV) entre os dias 11 de setembro e 11 de outubro, o requerimento solicita informações ao Executivo sobre o plano de contingência vigente em Piracicaba. O documento foi respondido pela Prefeitura de Piracicaba no dia 25 de outubro.
Sobre o pedido de acesso ao plano de contingência vigente feito pelo requerimento, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Odair Luiz de Melo, e o secretário de Governo na época, Luis Fernando Dagnone Cassinelli, respondem no documento que não há planejamento de caráter preventivo.
Proteção
O requerimento da Câmara também aborda a Lei Municipal 9.035/2018, que institui o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec), e questiona quais são os órgãos públicos que compõem o sistema.
Em resposta, a prefeitura aponta que o sistema está o “subordinado à Secretaria Municipal de Governo” e que “o Departamento de Proteção e Defesa Civil coordena as ações de grupos de trabalho, formado por membros das demais Secretarias, que ficam à disposição da Defesa Civil, havendo situação de anormalidade.”
Carro com as rodas submersas durante chuva em Piracicaba
Deovaldo Rodrigues
Órgãos públicos
Ao responder ao questionamento de como são feitas a coordenação, a comunicação e a articulação das ações executadas pelos órgãos públicos integrantes do Simpdec, o Executivo responde que:
“O gestor da Defesa Civil faz a articulação entre o recebimento das ocorrências, delegando-as aos grupos de trabalho. A Defesa Civil conta diretamente com a colaboração das demais secretarias como Simap, Semozel, Semuttran e Corpo de Bombeiros”, aponta a prefeitura, que se refere às Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente; Obras e Zeladoria; e Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, além dos Bombeiros.
Comunicação à população
Ao ser questionada como as ocorrências são comunicadas internamente à Simpdec e à população, a prefeitura responde:
“A comunicação interna é feita diretamente por meio do diretor da Defesa Civil. A população é informada por meio da equipe de Comunicação da Prefeitura, que emite informativos”, aponta.
Enchente no cruzamento da Rua Santa Cruz com Avenida Independência, em Piracicaba
Alexandre Cruz
Prefeitura
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Piracicaba na última sexta (8) e novamente na segunda-feira (11), solicitando uma posição quanto ao fato de o município não possuir um plano de contingência e perguntando se existe alguma proposta ou previsão para construção desse plano.
Até a publicação desta reportagem, não houve resposta.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
A
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu