Geral

Confira programação do encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação na próxima terça (21) em Natal

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/11/2023 por Redação

Celebração à padroeira da capital potiguar vai começar à meia-noite e terá procissão fluvial no Rio Potengi. Procissão encerra festa Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal (Arquivo)
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, vai terminar próxima terça-feira (21), feriado municipal na capital potiguar. A programação de encerramento vai começar à meia-noite e contará com uma procissão fluvial iniciada ainda de madrguada.
Segundo a Arquidiocese de Natal, o tema das atividades em 2023 é: “Das águas do Potengi, surge um milagre: 270 anos de fé e tradição”.
A festa religiosa começou no dia 11 de novembro. A programação do últmo dia de festividades vai iniciar a zero hora, com uma vigília, que se estenderá até às 5 horas da manhã, quando haverá a celebração da primeira missa do dia, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso.
Segundo a Arquidiocese, a vigília será conduzida pela Comunidade Católica Shalom e contará com a participação da Irmã Maria Raquel e da Irmã Maria Joana, do Instituto Hesed, de Fortaleza.
Ainda, na madrugada, a partir das 3h30, ocorrerá a tradicional procissão fluvial, saindo do Iate Clube para a Pedra do Rosário.
Neste ano, tanto a vigília quanto a missa não acontecerão na Pedra do Rosário, porque o espaço está interditado. As celebrações serão realizadas na Praça das Mães, localizada na Av. Câmara Cascudo.
Após a primeira missa, os fiéis conduzirão a imagem de Nossa Senhora da Apresentação para a antiga Catedral, onde será celebrada a segunda missa do dia, às 7h30, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha.
Imagem ganhará nova coroa
Na Catedral Metropolitana, às 10 horas, será celebrada a missa solene, presidida por Dom João Cardoso. Na ocasião, a imagem primitiva de Nossa Senhora da Apresentação receberá uma nova coroa, banhada a ouro, confeccionada com uma lasca da Pedra do Rosário, algumas pedras preciosas, típicas do Rio Grande do Norte, cinco flores de chanana, simbolizando a cidade do Natal, e uma palma, que representa os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
Segundo a igreja, a entronização da coroa marca a celebração dos 270 anos em que a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada por pescadores, nas águas do Rio Potengi, no local conhecido como Pedra do Rosário.
Procissão
Às 16 horas, terá início a tradicional procissão, saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, encerrando em frente à Catedral Metropolitana, com a celebração da missa, presidida pelo arcebispo Dom João Cardoso.
Programação
0h – Vigília da Apresentação, na Praça das Mães – Cidade Alta;
3h30 – Procissão fluvial, saindo do Iate Clube;
5h – Missa festiva, na Praça das Mães;
7h30 – Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na antiga Catedral;
10h – Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na Catedral Metropolitana;
16h – Procissão, saindo da antiga Catedral;
18h – Missa de encerramento da festa, em frente à Catedral Metropolitana.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu