Geral

Meia-entrada em eventos: entenda a lei que oferece benefício a doadores de sangue em Bauru

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

28/08/2023 por Redação

Embora a lei tenha entrado em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial, na última terça-feira (22), cabe ao Poder Executivo fazer a regulamentação necessária. Legislação abrange shows, salas de cinema, teatros e demais eventos esportivos e de lazer em toda a cidade. Doadores de sangue precisam apresentar comprovante para ter direito à meia-entrada em eventos
Divulgação
Doadores de sangue passaram a ter direito à meia-entrada em eventos esportivos e de lazer em Bauru (SP). O benefício está garantido por lei, publicada no Diário Oficial do Município na última terça-feira (22).
De acordo com a lei 7.712, promulgada a partir de um projeto da Câmara de Vereadores, as pessoas que doarem sangue poderão pagar meia-entrada em eventos na cidade que promovam cultura, entretenimento, esporte e lazer, como espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, feiras, pontos turísticos, atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas, entre outros.
Para ser beneficiário da meia-entrada, o doador deverá apresentar na compra do ingresso, documento oficial e válido emitido por hemocentros e bancos de sangue dos hospitais municipais e do estado de São Paulo, sejam eles públicos ou privados.
Lei determina meia-entrada em eventos para doadores de sangue em Bauru
Os homens podem usufruir do benefício até 90 dias após a doação, enquanto o prazo para as mulheres é de 120 dias.
Embora a lei tenha entrado em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Município, cabe ao Poder Executivo fazer a regulamentação necessária. O prazo dado pela Prefeitura de Bauru para notificar os estabelecimentos e regulamentar a medida é de cerca de 20 dias.
Como doar sangue
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar cópia da identidade.
No caso de idosos com mais de 60 anos que queiram realizar a doação de sangue pela primeira vez, a iniciativa precisa ser aprovada por um médico.
É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.
O doador também precisa estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Quem tomou a vacina da gripe só pode realizar a doação após 48 horas, se não tiver apresentado nenhuma reação.
Veja onde doar
Bauru - Hemonúcleo do Hospital de Base (HB) de Bauru
Endereço: Rua Monsenhor Claro, 8-88
Horário: segunda a sexta, das 7h às 13h, e aos sábados, das 7h às 12h
Agendamento (opcional): (14) 3231-4771
Informações: hemonucleo.hb@famesp.org.br
Bauru - Hemovida, no Hospital Beneficiência Portuguesa
Endereço: Rua Gustavo Maciel, quadra 15
Horário: das 7h às 12h e das 13h30 às 16h
Agendamento e informações: WhatsApp, pelo (14) 99770-5078, ou ligação, pelos (14) 3223-6933 e 3208-4561
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu