Geral

Polícia Técnica de Teixeira contribui para capacitação de alunos do Curso de Formação de soldados PM 2022 do 13º BEIC

Polícia - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

30/07/2022 por Redação

/

Teixeira de Freitas: Na manhã da última sexta-feira, 28 de julho, a Reportagem do Liberdade News foi solicitada para uma palestra com a Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, na capacitação dos alunos do Curso de Formação de Soldados PM 2022 do 13º BEIC. O palestrante e perito criminal, Manuel Garrido, relatou que é uma palestra para falar sobre a Polícia Técnica de Teixeira e das atividades desenvolvidas, principalmente a de local de crime, que no primeiro momento deve ser preservado. A Polícia Militar, como primeiro órgão de segurança a chegar no local, deve ser a primeira responsável pela preservação, e neste dia, a PM solicitou que a Polícia Técnica fizesse uma palestra sobre isso, e que facilitaria os trabalhos dos futuros policiais que estão ingressando no quadro.

Ainda segundo o perito Manuel Garrido, a nova turma que está sendo treinada no 13º BEIC é composta de 96 (noventa e seis) soldados, e estes, também irão visitar as instalações da Polícia Técnica. “Na verdade, eu venho fazendo essa ponte já há alguns anos. A Polícia Técnica deve estar disponível para levar esse conhecimento a toda parte de segurança pública, tais como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, etc. A própria Polícia Civil, quando eles fazem curso em Salvador eles também têm o curso voltado para a área de local de crime. A Polícia Militar também tá fazendo esse treinamento. Nós já estamos há alguns anos fazendo essas palestras, junto com o comando, e isso é muito bom, muito gratificante, vale a pena a gente continuar fazendo com que esse local de crime, essa preservação seja mantida”.

“O momento mais importante da perícia é justamente a preservação. Um local bem preservado faz com que tenhamos um sucesso em nossa perícia. Quando ele está preservado, nós encontramos todas as evidencias necessárias, o que facilitara o trabalho das investigações por parte da Polícia Civil. Espero que todo o alunado venha a cumprir o seu papel, e no que depender da Polícia Técnica, vai ter todo o nosso apoio da parte de conhecimento, e grandes profissionais para trabalhar ao lado”, explicou Garrido. O Coordenador do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, Eder Ramos Amorim, também ministrou uma palestra para os alunos do Curso de Formação de Soldados PM 2022, com o Tema: O papel do Policial Militar na Preservação do Local de Crime.

“A Policia Militar, na maioria das ocasiões, é a primeira força policial acionada para atender às ocorrências e, portanto, desempenha papel fundamental na adoção das medidas primárias para o adequado isolamento e preservação da cena de crime. Devemos ter em mente que ali é o palco principal da ação criminosa, é o berço das evidências que lastrearão a investigação e o processo penal, e que darão suporte sólido para proteger os inocentes e condenar os culpados. Por isso o local do evento delituoso merece toda a atenção das forças policiais desde os instantes iniciais”, explicou o coordenador Eder Amorim. Ao longo da sua fala, o coordenador demonstrou com diversos exemplos práticos, os desafios enfrentados para garantir a idoneidade das evidências. Em nome do Departamento de Polícia Técnica agradecemos o espaço e a oportunidade de contribuir para a capacitação dos alunos do Curso de Formação de soldados PM 2022 do 13º BEIC”, finalizou o perito.

O Subcomandante do 13º BEIC, Major Leão, disse que está sendo preparado mais uma formatura de policiais que irão servir, e dar segurança à sociedade. “Estes policiais irão reforçar as nossas unidades, para poder transmitir uma maior segurança à sociedade. Durante o curso trouxemos muitas palestras, que vão agregar na vida deles, conhecimentos que vão proporcionar a eles ser bons operadores da Lei dentro da sociedade. Conhecimento é poder e a nossa missão é cada dia mais formarmos homens e mulheres policiais, com bom padrão de qualidade, que possa prestar o serviço com excelência em nossa cidade”, disse o Major Leão.

“Na palestra, o perito fez uma importante colocação, que a Polícia Militar é quem chega primeiro no local do crime, e ele estão aprendendo a importância da preservação, da valorização do local, onde aconteceu o crime. É mais uma turma para compor a nossa segurança. Tenho uma grande satisfação com a Polícia Militar. Nós, da Polícia Militar, o serviço que nós oferecemos é segurança pública para mantermos a ordem na sociedade, para que todos possam viver na paz social, então, para mim é muito importante essa turma, que daqui há seis ou sete meses estará nas ruas reforçando as nossas Unidade Operacionais e cumprindo o seu dever”, finalizou.

O major Silvio Nunes falou que no Curso de Formação de Soldados PM 2022 do 13º BEIC, o objetivo é pegar o cidadão que foi aprovado em concurso e, durante esse período formá-lo como um policial militar, apto a desenvolver e desempenhar as funções que são especificas do soldado da Polícia Militar, enquanto operador do sistema de segurança pública. E finalizou parabenizando o empenho de todos no Curso, bem como agradeceu aos palestrantes.

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu