Cidadania

Livro que conta história de Itagimirim escrito por Othoniel Ferreira foi lançado neste sábado

Lançamento contou com a presença do escritor Antônio Pinheiro Salles, dos filhos e esposa do autor

Redação Rastro101
14/08/2017 por Redação, atualizado em 15/08/2017 às 18h21 por Redação

Exposição de fotos antigas de Itagimirim (Rastro101)Exposição de fotos antigas de Itagimirim (Rastro101)

Lançado na noite do último sábado, dia 12, o livro "Itagimirim, minha história é aqui" (Editora KELPS), que retrata com riqueza de detalhes momentos importantes da história de Itagimirim, contou com a presença de diversos convidados, moradores antigos cujas famílias foram citadas na obra, além de moradores que estavam ansiosos para conhecer um pouco sobre os pioneiros do município.

Convidados lotaram o espaço do evento (Rastro101)Convidados lotaram o espaço do evento (Rastro101)

O evento foi realizado na Escola Maraca, e logo na entrada do salão havia uma exposição com fotos antigas de moradores, construções e ruas da cidade de Itagimirim. Para os que puderam comparecer no lançamento do livro, foi um momento de muita emoção ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade em que moram, sobre moradores antigos que fizeram e ainda fazem parte através dos seus descendentes, como Gregório Teixeira, Serra Branca, Domingos Vencedor Mereciano Almeida, dentre outros. O livro baseia-se em experiências pessoais de Othoniel, e depoimentos de antigos moradores.

Esposa de Othoniel, dona Lia, recebeu homenagem das netas (Rastro101)Esposa de Othoniel, dona Lia, recebeu homenagem das netas (Rastro101)

Presentes no evento estavam os familiares de Othoniel Ferreira, sua esposa Maria da Conceição Pinheiro Santos "Dona Lia", que se emocionou ao receber uma homenagem de suas netas. Também os seus filhos o advogado Francisco Alex e a publicitária Alexsandra Pinheiro, que contaram um pouco de suas trajetórias de vida ao lado daquele que foi um dos pioneiros no processo de emancipação do município. "Agora a nossa história está definitivamente resgatada e registrada", relatou o advogado Francisco Alex.

Diversas autoridades também estiveram presentes: advogados, vereadores, ex-vereadores, professores e a prefeita de Itagimirim, Devanir Brillantino, que se sentiu honrada com o convite. "Este livro é uma fonte riquíssima para manter viva a história de nossa cidade", destacou a prefeita.

Escritor Antônio Pinheiro Sales (Rastro101)Escritor Antônio Pinheiro Sales (Rastro101)

A obra foi apresentada durante o evento pelo jornalista e bacharel em Direito, Antônio Pinheiro Salles, que é também vice-presidente da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas. Grande militante político e participante de movimentos ligados à esquerda, Pinheiro Salles é cunhado de Othoniel Ferreira, e contou um pouco sobre suas lutas, de quando ficou preso e torturado pela ditadura militar nos anos 70, sendo solto 9 anos depois, com a Lei da Anistia. O escritor destacou que a história de Itagimirim está muito bem destacada no livro, onde o autor teve o cuidado de registrar com detalhes, os relatos dos moradores antigos da cidade.

Kiko disse que cumpriu o seu papel em registrar a história de Itagimirim através da publicação do livro escrito por seu pai Othoniel. (Rastro101)Kiko disse que cumpriu o seu papel em registrar a história de Itagimirim através da publicação do livro escrito por seu pai Othoniel. (Rastro101)

O advogado Francisco Alex enfatizou que a obra deixada por seu pai é um resgate da história da cidade que ajudou a emancipar, e que se sente honrado em poder ter contribuído com o registro. "Tive a honra de servir de intermediário entre os que fizeram e os que farão a história dessa terra. Que os exemplos de luta, resistência, crença na liberdade e heroísmo dos seus pioneiros sirvam de inspiração às novas gerações", finalizou.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
História De Itagimirim Othoniel

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu