Geral

Rio tem mais de 2,8 mil ônibus depredados em um ano; 145 deles foram usados como barricadas por criminosos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/04/2024 por Redação

De acordo com os dados do sindicato, a cidade possui uma média de 230 veículos incendiados por mês. Os dados da pesquisa abrangem os meses de abril entre 2023 a este ano. A cidade do Rio de Janeiro registrou mais de 2,8 mil ônibus depredados nos últimos 12 meses. Destes, 145 veículos foram usados por criminosos como barricadas. Por conta dos danos, o Rio Ônibus, sindicato que reúne as empresas, lança nesta sexta-feira (26) a campanha “Quem é cria não vacila”.
“O vandalismo vai desde o sequestro de um ônibus para usar em barricadas e o incêndio de um veículo, até a pichação, um banco rasgado, um vidro quebrado”, afirmou Paulo Valente, porta-voz da Rio Ônibus.
De acordo com os dados do sindicato, a cidade possui uma média de 230 veículos incendiados por mês. Os dados da pesquisa abrangem os meses de abril entre 2023 a este ano.
O prejuízo causado chega a mais de R$ 46 milhões em reparos ao longo do ano.
Ao longo do ano de 2023, 6,5 milhões de cariocas foram diretamente afetados pelo vandalismo.
Rio de Janeiro teve mais de 2,8 mil ônibus depredados em um ano
Reprodução/ TV Globo
Operação
Valente destaca que, em um dia com operação, como nesta sexta, os motoristas são indicados a percorrerem rotas alternativas. As polícias Civil e Militar realizam uma grande operação conjunta no Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade, com o objetivo de prender criminosos de outros estados que buscaram abrigo no conjunto de favelas, dominado pelo Comando Vermelho, maior facção do tráfico no Rio de Janeiro.
“É algo que nos causa apreensão pelo risco da vandalização dos ônibus e pela questão da mobilidade da cidade. Porque linhas que rodam próximo do Complexo do Alemão e se deslocam para o centro. Lá as pessoas fazem integração para a Zona Sul e outras regiões. O direito de ir e vir fica prejudicado. É mais do que o prejuízo financeiro. É a cidade que é colocada em questão”, finalizou o porta-voz da Rio Ônibus.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu