Esporte

Hino do Bahia: veja letra, origem e história da música

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

27/03/2024 por Redação

Fundado no primeiro dia de 1931, o Esporte Clube Bahia ganharia seu hino oficial apenas na década de 1950 por interferência do dirigente João Palma Neto O hino do Bahia nasceu quando um grupo de torcedores decidiu pela criação de uma torcida uniformizada em 1946. Liderados por Amado Bahia Monteiro, eles também criaram um canto para animar as arquibancadas tricolores; conheça a história.
Hino do Bahia: veja letra, origem e história da música
+ ✅ Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja a letra do hino do Bahia
Somos a turma tricolor,
Somos a voz do campeão,
Somos do povo um clamor,
Ninguém nos vence em vibração!
Vamos, avante Esquadrão!
Vamos, serás o vencedor!
Vamos, conquista mais um tento!
Bahia! Bahia! Bahia!
Ouve esta voz que é o teu alento!
Bahia! Bahia! Bahia!
Mais um! Mais um, Bahia!
Mais um! Mais um título de glória!
Mais um! Mais um, Bahia!
É assim que se resume a tua história!
Origem
Conquistando oito títulos do Campeonato Baiano em seus primeiros 15 anos de história, o Esporte Clube Bahia rapidamente se consolidou como um dos grandes clubes do futebol nordestino. Acumulando títulos nas décadas de 1930 e 1940, o Tricolor de Aço viu sua apaixonada torcida crescer exponencialmente.
Empolgados, um grupo de torcedores resolveu criar uma torcida uniformizada para apoiar a equipe em 1946. Mas não queriam parar por aí e procuraram o professor e jornalista Adroaldo Ribeiro Costa para a criação de uma música capaz de animar as arquibancadas. Fanático pelo clube, Adroaldo rapidamente topou a iniciativa.
Com letra e melodia em mãos, ele apresentou a sua obra em pouco tempo e a música foi entoada com sucesso. Mas o projeto liderado por Amado Bahia Monteiro duraria pouco e, sem a organizada para cantá-lo, o hino ficaria perdido por aproximadamente uma década.
Torcida do Bahia em partida contra o Sport, pela Copa do Nordeste
Letícia Martins/EC Bahia
Esquecida, a canção só voltaria ao dia a dia do clube por intermédio de João Palma Neto, histórico dirigente do clube. Segundo o livro Bahia de Todos os Títulos, de Carlos Casaes e Newton Calmon, ele foi o responsável por reviver o hino através de uma campanha para aumentar o número de sócios do Bahia.
Para acertar em cheio em sua publicidade, Palma Neto propôs a alteração do terceiro verso de Ninguém nos vence em fervor para Somos do povo um clamor. O dirigente ainda contratou o maestro Agenor Gomes para fazer a instrumentação e gravou a canção com um coro de torcedores e a Banda do Corpo de Bombeiros.
- Em muitos times de futebol, o hino é uma canção produzida para traduzir em cifras a vida de um clube. No Bahia é diferente. O hino não é somente a tradução do clube, mas também a tradução da paixão de sua torcida por ele e de todo o clima que é vivido nas arquibancadas nos jogos do Tricolor - diz o Bahia em seu site oficial.
Quando o agora hino oficial foi entregue a diretoria do Bahia, Adroaldo Ribeiro Costa demonstrou toda sua paixão pelo clube e abriu mão de ser reconhecido como autor da obra, transferindo todos os direitos autorais para o Esquadrão. Por anos, o verdadeiro mestre por trás do hino ficou escondido e desconhecido.
O sucesso, no entanto, fez com que Adroaldo fosse descoberto posteriormente e recebesse propostas para compor outros hinos Brasil afora. O jornalista negou todos eles, pois não poderia falar sobre algo que não sentia.
🎧 Ouça o podcast do ge, análises e entrevistas do Bahia 🎧
Assista: tudo sobre o Bahia no ge, na Globo e no sportv

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu