Geral

1º veículo do aeromóvel que ligará estação da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP é entregue

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/03/2024 por Redação

Chamado de People Mover, transporte fará ligação direta entre Linha 13-Jade e Cumbica. Sistema tem 2.700 metros de extensão e capacidade de transportar até 2 mil passageiros por hora, por veículo, sem custo ao usuário. Ministério de Portos e Aeroportos divulgou imagem do primeiro trem do aeromóvel
Reprodução/Ministério de Portos e Aeroportos
O primeiro trem que fará a ligação direta entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e estação da Linha 13-Jade da CPTM, foi entregue na semana passada.
A informação foi divulgada nas redes sociais do Ministério de Portos e Aeroportos. Segundo a pasta, nos próximos meses serão feitos testes e certificação de segurança.
O sistema possui 2.700 metros de extensão, com três veículos projetados para acomodar 200 usuários cada. Ainda não há previsão para a entrega das outras composições, mas o projeto deve ser concluído neste ano.
Chamado de People Mover, ele terá a capacidade de transportar até 2 mil passageiros por hora, por veículo, sem custo ao usuário.
A obra é executada pelo consórcio AeroGRU e contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação junto à CPTM, para promover uma conexão rápida aos passageiros.
Histórico
A promessa de uma ligação de trem entre o Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos, e a capital paulista é antiga.
Em 2000, o governo do estado garantiu que a Linha 13- Jade estaria pronta em 2005. Depois, adiou para 2010.
O prazo não foi cumprido e a promessa foi prorrogada para a Copa de 2014, mas a linha só ficou pronta em 2018. A linha custou R$ 4 bilhões aos cofres públicos.
Pelo projeto original, o trem chegaria bem próximo ao Terminal 3 do aeroporto, mas ele para há mais de 1 km do aeroporto.
Atualmente, após saírem da CPTM, os passageiros são obrigados a descer uma plataforma carregando as malas e pegar um ônibus para chegar ao terminal - a ideia é que o People Mover substitua os ônibus e faça a ligação direta.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu