Geral

Cidades do Vale do Paraíba registram calor de mais de 35ºC; veja temperaturas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

16/03/2024 por Redação

Taubaté igualou a temperatura mais alta de 2024. Já Campos do Jordão e São Luiz do Paraitinga registraram o dia mais de quente do ano. A falta de nuvens é uma das causas do calorão
Bruna Bonfim/g1
A onda de calor trouxe mais um dia de altas temperaturas no Vale do Paraíba. Os termômetros da região passaram dos 35ºC e algumas cidades chegaram a registrar o dia mais quente de 2024 - veja mais abaixo as temperaturas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Último fim de semana de verão em Caraguatatuba
Taubaté, a maior cidade da região com uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 35,3ºC. Nesta sexta-feira (15) a cidade já havia atingido a mesma temperatura. Essa é a temperatura mais alta registrada em 2024 na cidade.
Em Cachoeira Paulista os termômetros também passaram da casa dos 35ºC. A cidade chegou aos 35,3ºC, mas o recorde do dia mais quente do ano segue sendo o dia 17 de janeiro, quando a cidade chegou a 35,7ºC.
Já São Luiz do Paraitinga registrou o dia mais quente de 2024. Os termômetros chegaram a 33,4ºC neste sábado (16). O recorde de temperatura no ano era do dia 9 de março, quando a cidade registrou 30,7ºC.
Outra cidade a registrar o dia mais quente de 2024 foi Campos do Jordão, com o registro de 28,1ºC. Até este sábado, o dia mais quente era 18 de janeiro, quando a cidade havia registrado 27,8ºC.
O que causa o calorão?
O motivo para a temperatura acima da média - condição que se repetiu com frequência no ano passado - é a atuação de um sistema de alta pressão sobre a região do Vale do Paraíba.
Calor intenso faz população aumentar cuidados com a saúde
Reprodução/EPTV
Esse sistema, que se formou no Centro-sul do Brasil, mas atinge toda a região Sudeste do país, inibe a formação de nuvens carregadas, o que diminui a possibilidade de chuvas fortes, como as que aconteceram em Ubatuba na última semana.
“Sem nuvens não tem chance de chuva e, além disso, os raios solares conseguem penetrar com mais facilidade no chão. E vale lembrar que ainda estamos no Verão, então o sol é mais forte, tem mais energia. Tudo isso colabora para o aumento das temperaturas”, afirma Dolif.
Previsão
Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que os termômetros cheguem aos 39°C no domingo (17), em Caraguatatuba. Em São José e Taubaté, as temperaturas devem ficar na casa dos 36°C.
“O pico vai ser no fim de semana, provavelmente na tarde de domingo. A média das temperaturas máximas em março na região é de 30°C. No fim de semana deve bater pelo menos 35°. Justamente por isso se trata de uma onda de calor”, explica.
Por causa do calor persistente, o Inmet emitiu um alerta válido até a tarde de domingo (17) para as 46 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina.
No painel de alertas do Inmet, o aviso para onda de calor aparece como ‘perigo potencial’. Isso acontece quando a condição eleva as temperaturas em pelo menos de 5° acima da média para o período durante dois ou três dias.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu