Geral

MP pede que Corregedoria-Geral da PMDF investigue suposta participação obrigatória de policiais em evento religioso

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

28/02/2024 por Redação

De acordo com 3ª Promotoria de Justiça Militar, comandante do 6º Batalhão da PMDF teria obrigado policiais a irem a um evento chamado Formatura Geral na sede de uma igreja Universal, na Asa Sul. Corregedoria tem 5 dias para atender requisição. Fachada da sede do Ministério Público do Distrito Federal
Gabriel Luiz/G1
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu que a Corregedoria-Geral da Polícia Militar instaure um procedimento de investigação preliminar para apurar suposta participação obrigatória de policiais militares em evento religioso. A requisição é da 3ª Promotoria de Justiça Militar do Distrito Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
De acordo com o MPDFT, o comandante do 6º Batalhão da PMDF teria obrigado policiais a irem a um evento chamado Formatura Geral na sede de uma igreja Universal, na Asa Sul. O prazo para o atendimento da requisição é de 5 dias.
A PM confirmou o evento na igreja e disse se tratar de uma homenagem aos policiais destaques e para passar orientações à tropa. A nota diz ainda que o antigo local que a corporação usava, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), da Câmara dos Deputados, está em reforma (veja íntegra da nota ao final da reportagem).
A informação foi dada, inicialmente, pelo portal ICL Notícias. Na reportagem, o portal mostra a convocação que os policiais militares do batalhão receberam para participar do evento religioso (veja imagem abaixo).
Convocação para policiais militares participarem de evento religioso no DF obtida pelo portal ICL Notícias
ICL Notícias
Afastamento do tenente-coronel
O Ministério Público do DF também requereu à Justiça o afastamento do tenente-coronel do comando do 6º Batalhão de Polícia Militar e a transferência de unidade, até o encerramento das investigações.
O MPDFT informou que os elementos apurados até o momento apontam indícios da suposta prática dos crimes de:
Peculato
Prevaricação
Inobservância da lei, regulamento ou instrução
Aplicação ilegal de verba ou dinheiro
Abuso de confiança ou boa-fé
Patrocínio indébito
Usurpação de função
Todos os crimes são do Código Penal Militar, além da prática de improbidade administrativa prevista na Lei nº8.429/92, que será apurada.
O que diz a PMDF
A PMDF informa que ocorreu uma formatura geral da unidade para homenagear os policiais destaques e para orientações à tropa, em função da mudança de comando do Batalhão.
A cerimônia ocorreu três meses após a chegada do novo comandante e foi realizada em espaço cedido, sem custos, pela igreja na área do 1º Comando Regional, a qual o batalhão pertence.
O local onde foi realizado possui amplo espaço que comporta todo o efetivo. O antigo local que se utilizava, o Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento) da Câmara dos Deputados, está em reforma.
Durante a cerimônia, o novo comandante dirigiu-se à tropa e o pastor fez um momento ecumênico de reflexão, como é habitual nas formaturas da Polícia Militar do Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM:
FÓRUM BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA: Número de PMs da ativa cai 31% em 10 anos no DF, segundo Fórum Brasileiro de Segurança Pública
TORTURA E TRANSFOBIA: Penitenciária Feminina do DF é denunciada em órgão internacional
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu