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Após acidentes, Detran alerta condutores de bicicletas elétricas sobre o uso de equipamentos de segurança

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/02/2024 por Redação

O alerta vem após acidentes envolvendo bicicletas elétricas causarem duas mortes, em 2024. A recomendação para a condução, é o uso de equipamentos de segurança
Detran/Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alertou nesta quarta-feira (21), usuários de bicicletas elétricas, autopropelidos ou ciclomotores, sobre o uso de equipamentos de segurança ao conduzir os veículos. O alerta vem após acidentes envolvendo bicicletas elétricas causarem duas mortes em Mato Grosso do Sul.
Segundo o Detran, os acidentes provocaram dúvidas quanto ao uso de equipamentos de segurança. Confira abaixo a recomendação, de acordo com as classificações do departamento:
🚲 Veículos com acelerador manual
🚨Recomendação: o uso de capacete de ciclismo, luvas e óculos de proteção.
🚦Locomoção: A circulação é a mesma da bicicleta convencional, por ciclovia ou ciclofaixa, caso não haja, no mesmo sentido de circulação dos demais veículos.
🪪Documentação: Não é necessária a habilitação do condutor, idade mínima ou obrigatoriedade de registro do veículo
🛴 Autopropelidos
🛴Tipos: patinetes, monociclos, overboards, scooters, entre outros.
🚨Recomendação: o uso de capacete de ciclismo, luvas e óculos de proteção.
🚦Locomoção: É permitido a circulação em ciclovias e ciclofaixas, dentro do limite de velocidade determinado para a via. Fora desses espaços, recomenda-se a circulação pelo bordo da pista.
🪪Documentação: Não é necessária a Carteira de Habilitação
🛵 Ciclomotores
🛵Tipo: veículo que alcance uma velocidade maior das demais, chegando a 50 Km/h
🚨Recomendação: Equipamentos de segurança iguais aos de motocicletas, como capacete.
🪪Documentação: Obrigatório CNH ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)
Confira na íntegra abaixo a nota do Detran.
Conforme a resolução, os proprietários dos ciclomotores que não possuem o CAT (Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito) e o código específico marca/modelo/versão devem providenciar o registro desses veículos até o prazo limite de dezembro de 2025. Após este período determinado pela legislação, os mesmos ficarão impedidos de circular em via pública sem a devida regulamentação.
Casos
Colisão com moto elétrica deixa uma pessoa morta
Divulgação
Emerson de Jesus Antunes Braga, de 35 anos, morreu na manhã de segunda-feira (19), após um acidente entre uma moto e uma bicicleta elétrica, no cruzamento da Euler de Azevedo com a Tamandaré, em Campo Grande. Um idoso, de 70 anos, militar da reserva, foi socorrido em estado grave.
Segundo testemunhas, as duas motos seguiam no mesmo sentido, quando houve a colisão na pista da direita. Uma das motos teria batido na traseira da outra, fazendo os condutores caírem no asfalto. De acordo com a Polícia Militar, o motociclista que morreu estava com a CNH vencida.
O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira.
Marcus Vinicius
Katia Silene Gonçalves da Silva, de 43 anos, morreu na manhã do dia 6 de fevereiro, após perder o controle de sua bicicleta elétrica e se acidentar na Avenida Ernesto Geisel, na região do Jardim Nhanhá, em Campo Grande.
Segundo a polícia, a vítima atuava como doméstica e estava a caminho do trabalho, quando em determinado momento, o pneu de sua bicicleta elétrica travou, fazendo Katia perder o controle da direção, quando bateu no meio-fio, caiu e acabou morrendo. Mesmo com o capacete, Katia não resistiu à força do impacto.
*Estagiária sob supervisão de Thais Libni.
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