Geral

Estoque de sangue está em nível crítico nos hemocentros da região de Rio Preto; veja como doar

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/02/2024 por Redação

Tipos O- e B são os que mais precisam de doadores em Rio Preto. Já em Catanduva, todos os tipos sanguíneos estão em estado crítico. Processo de doação de sangue
Bruna Bonfim/g1
O estoque de sangue está em nível crítico no Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) e no Hemonúcleo de Catanduva (SP). Em Rio Preto, os tipos O- e B são os que mais precisam de doadores. Já em Catanduva, todos os tipos sanguíneos estão em estado crítico.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo o coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro de Rio Preto, Guilherme Vila Real, os motivos da redução dos estoques do Hemocentro e Hemonúcleo são o aumento da demanda durante o carnaval e a diminuição do fluxo de doadores.
Mulher doa sangue em hemocentro
Reprodução/TV Globo
É possível doar sangue 12 horas depois da última ingestão de bebida alcóolica. Contudo, conforme o coordenador, o movimento nos centros de doação ficou 20% abaixo da capacidade.
O número ideal é de 50 doadores por dia para manter os estoques em níveis adequados no Hemonúcleo. Ao todo, o local coleta até 600 bolsas de sangue por mês e abastece 11 cidades da região, além de contribuir com o Hemocentro de Rio Preto.
Hemocentro de Rio Preto
Hemocentro/Divulgação
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar um documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml, quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas.
O Hemonúcleo de Catanduva funciona de quarta a domingo, das 7h às 13h, e está localizado na Rua 13 de Maio, nº 974, no Centro. Já o Hemocentro de Rio Preto funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 13h, na Avenida Jamil Feres Kfuri, no Jardim Panorama.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
e

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu