Geral

Guardas municipais são afastados após serem flagrados espancando homens em Monte Alto, SP; VÍDEO

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

16/02/2024 por Redação

Abordagem violenta foi registrada na noite de sábado (10), no Centro do município. Caso é investigado pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Polícia Civil. Homens são agredidos durante abordagem da Guarda Civil Municipal de Monte Alto,SP
A Guarda Civil Municipal de Monte Alto (SP) afastou dois guardas civis envolvidos em uma abordagem violenta em que dois homens foram espancados na noite de sábado (10), no Centro do município.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver partes da abordagem. Em um dos registros, Ricardo Alexandre de Souza Gomes, de 42 anos, aparece na calçada em frente do irmão, Ezequiel de Souza Gomes, de 39 anos.
Os irmãos discutem com os guardas, até que um dos agentes dispara um choque contra Ezequiel. No momento do disparo, Ricardo reage e também é atingido. Na sequência das imagens, dá para ver que a blusa de Ricardo é rasgada e arrancada. O pedreiro é alvejado e desmaia.
Em outro vídeo, Ezequiel aparece sentado no chão sendo agredido por dois guardas em uma sequência de chutes e socos. Quando a esposa do cozinheiro se aproxima do guarda, enquanto filma toda ação, o aparelho é atingido com um soco e a gravação é interrompida.
De acordo com a Prefeitura de Monte Alto, devido aos excessos ali presentes, na segunda-feira (13) de carnaval, dois dos agentes envolvidos na situação foram afastados por um período de 30 dias. Ainda de acordo com o órgão, o caso é investigado pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal.
Homem é chutado na cabeça durante abordagem da Guarda Civil Municipal de Monte Alto (SP)
Reprodução/Redes sociais
Abordagem violenta
Em entrevista ao g1, Ricardo deu detalhes de sua versão sobre o caso. De acordo com o pedreiro, ele e a família acompanhavam um evento de carnaval gratuito que acontecia no calçadão do município.
Por volta das 23h30, o pedreiro aponta que se afastou do irmão para comprar um brinquedo à filha de dois anos. Nesse momento, Ezequiel teria sido abordado por três guardas municipais.
Fui no carro e meu irmão ficou sozinho na esquina, nisso veio os GCMs, três, engatilhando a arma, apontando para meu irmão, teve muita falta de respeito no enquadro. Eu saí correndo de dentro do meu carro e fui conversar com eles. Aí meu irmão já está nervoso. O vídeo mostra eu na frente do meu irmão para tentar acalmar ele, tentando conversar com eles, explica.
Ferimento na cabeça de homem agredido durante abordagem da GCM de Monte Alto (SP)
Arquivo pessoal
Após uma discussão, Ricardo afirma que se descontrolou e reagiu depois que o irmão foi atingido por um disparo de arma de choque.
O pedreiro afirma que, além de choque e balad de borrachas, ambos foram atingidos com disparos de arma de fogo à queima roupa. Uma bala ficou alojada na costela do meu irmão. Ele levou mais de sete tiros, diz.
Segundo Ricardo, toda a agressão aconteceu na frente da esposa e da filha. Ele aponta que a família está traumatizada e busca por justiça.
Só de ver os vídeos, me dá vontade chorar. Sou pai de família, tenho quatro filhos, três netos, pago meus impostos. Eu estou muito abalado, minha filha de dois anos está traumatizada, afirma.
Ferimentos no corpo de Ezequiel de Souza Gomes, após ser agredido durante abordagem em Monte Alto (SP)
Arquivo pessoal
O outro lado
Um boletim de ocorrência foi registrado pela GCM na noite de sábado como lesão corporal decorrente de intervenção policial e ameaça.
De acordo com a polícia, um patrulhamento era realizado na região central do município quando dois homens iniciaram ofensas contra os guardas.
Da agressão verbal, os envolvidos teriam partido para agressão física e ameaças. Ainda segundo a ocorrência, um dos homens teria tentado pegar a arma de um agente.
Contidas, as partes foram encaminhadas com ferimentos ao Pronto Socorro Municipal e passaram por atendimento médico.
O caso é investigado pela Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu