Geral

Foragido de presídio federal no RN mandou matar adolescente com tiro na cabeça em 2021 no AC

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/02/2024 por Redação

Acreano Rogerio da Silva Mendonça tem extensa ficha criminal e responde por crimes como roubo e latrocínio. Ele já estava preso no Acre quando foi apontado como mandante do homicídio de Taylon Silva dos Santos, de 16 anos. Adolescente Taylon Silva dos Santos foi morto em 2021 por Rogério da Silva Mendonça, um dos foragidos de Mossoró
Reprodução
O criminoso Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, que é um dos foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, responde por vários processos judiciais que incluem roubos, associação a facção criminosas e assassinatos. Um dos crimes é o homicídio do adolescente Taylon Silva dos Santos, de 16 anos, em abril de 2021, em Sena Madureira, no interior do Acre.
A informação foi confirmada ao g1 nesta quinta-feira (15) pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), e também consta no processo de homicídio qualificado que o criminoso responde. O adolescente foi morto com um tiro na cabeça. A ordem para o assassinato teria partido de dentro de um presídio estadual, onde Rogério Mendonça estava preso na época.
Segundo as investigações da Polícia Civil, ele e outro detento teriam ordenado o homicídio. O adolescente seria da mesma facção dos suspeitos e teria ofendido um dos envolvidos na execução. De dentro do presídio, os suspeitos mandaram os comparsas julgar e matar a vítima.
Rogério foi condenado em setembro de 2022 pela morte do adolescente por homicídio qualificado, motivo torpe e que dificultou a defesa da vítima, além de corrupção de menores e organização criminosa.
Taylon Silva dos Santos, de 16 anos, morreu no Pronto Socorro de Rio Branco após levar tiro na cabeça
Arquivo pessoal
Taylon dos Santos chegou a ser levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, mas não resistiu e morreu três dias depois de dar entrada no hospital. Ao g1, o delegado da cidade, Marcos Frank afirmou na época que, ao que tudo indicava, o caso em questão teria ligação com guerra entre facções criminosas que atuam na região.
Foi por um motivo fútil. O menor fez um comentário que não agradou um deles, que estava preso, chamou ele de alguma coisa. Teve uma espécie de julgamento sumário e deram um tiro na cabeça dele, disse na época Marcos Frank, que atuava como delegado na época.
Frank confirmou ao g1 nesta quinta-feira (15) que na época, mais especificamente em 18 de fevereiro de 2021, Rogério praticou um roubo de uma moto. No dia 22 do mesmo mês, ele assaltou um motorista de aplicativo. Três dias depois, ele foi preso em flagrante com uma arma de fogo após investigações e foi levado ao Presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira. A Polícia representou pela prisão preventiva dele em razão destes crimes.
No dia 7 de abril, já preso, acionou dois comparsas, um menor e outro maior de idade, para matar Taylon. Os dois foram identificados pela Policia Civil sendo um apreendido e outro, preso. Após o crime, Rogério foi transferido para o Presídio Antônio Amaro Alves, na capital, para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), onde ficou desde então, até ter sido transferido.
Fugitivos de Mossoró já haviam tentado fuga juntos em 2013 serrando ferro de cela em presídio do AC
Ligação com facção criminosa e dezenas de processos: quem são os 2 foragidos de presídio de segurança máxima em Mossoró
Ministério da Justiça desconfia que obra em penitenciária federal tenha favorecido fuga de presos
Fuga de presídio federal
Rogério Mendonça, conhecido como Querubim, e outro acreano, Deibson Cabral Nascimento, vulgo Tatu, fugiram de um presídio federal no Rio Grande do Norte na manhã de quarta-feira (14). Eles também participaram da rebelião no presídio Antônio Amaro, no Acre, que terminou com cinco mortos em julho de 2023.
Histórico de crimes de Rogério da Silva Mendonça, o Querubim, fugitivo da penitenciária de Mossoró.
GloboNews/Reprodução
A fichas criminais dos dois apontam que eles são ligados ao Comando Vermelho, mesma facção de Fernandinho Beira-Mar, também preso na unidade federal no Rio Grande do Norte. Ambos estavam na unidade de Mossoró desde o dia 27 de setembro de 2023, data em que 14 presos envolvidos na rebelião foram transferidos do presídio no Acre.
No caso de Rogério, as penas somadas chegam a 81 anos de prisão.
Ao g1, o Iapen-AC informou também que dois os detentos estavam sob responsabilidade da unidade federal, e que todas as informações sobre eles já estavam à disposição por meio da ficha deles.
Sobre a rebelião em 2023, o órgão confirmou que ambos tiveram participação direta em todo o ocorrido. Quanto ao detalhamento, foi feito pelo Ministério Público na denúncia oferecida ao Judiciário e o caso ainda é investigado pela Polícia Civil, falou.
Forças de segurança procuram fugitivos da penitenciária de Mossoró (RN)
Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima. A recaptura dos presos é a prioridade das forças de segurança nacionais e estaduais do Rio Grande do Norte, segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia.
Primeira iniciativa e o propósito da minha vinda é adotar todas as medidas necessárias para que um evento como esse se encerre rapidamente com a recaptura dos dois foragidos, afirmou em entrevista coletiva.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu