Geral

Porteiro constrói robôs caseiros com materiais recicláveis em Ribeirão Preto, SP

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/02/2024 por Redação

Garagem de casa virou oficina onde invenções são criadas e chama a atenção na vizinhança. Ideia começou quando Luiz Gustavo decidiu criar parte da decoração de festa do filho. Morador de Ribeirão Preto constrói réplicas de robôs e personagens de filmes
Um porteiro de Ribeirão Preto (SP) tem como paixão construir réplicas de robôs famosos nos cinemas usando materiais recicláveis. A garagem da casa de Luiz Gustavo Martins foi transformada em oficina, onde as criações tomam forma e algumas até “vida”.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e franca no WhatsApp
Tudo começou quando o filho fez três anos e Luiz Gustavo teve a ideia de criar boa parte da decoração da festa. Mesmo sem conhecimento técnico, o porteiro colocou a mão na massa e reproduziu alguns personagens de filme, como o Homem de Ferro, em tamanho humano.
“Meu filho quando foi fazer três anos, eu inventei de fazer os robôs e coloquei os componentes dos aviões neles para poder mexer no controle”, conta Luiz Gustavo.
Robô caseiro construído por porteiro com materiais recicláveis em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Dessa forma, o porteiro dá vida aos robôs, que têm luzes e conseguem mexer a cabeça, boca e até mesmo braços.
A produção é feita durante a folga do trabalho. A garagem, cheia de robôs e aviões, chama a atenção de quem passa pela rua.
“Vêm aqui tirar foto. Às vezes, quem passa na rua para aqui. ‘Ah, é a casa do robô’. Eu falo ‘é a casa do robô, vamos tirar foto’. É assim, é um orgulho para a família, conta Alessandra Garbes Martins, esposa de Luiz Gustavo.
O porteiro explica que as criações são feitas conforme a vontade e a imaginação. Tudo é feito a mão com materiais recicláveis, como o isopor e o papelão, que ganham forma através do estilete e da lixa.
“Eu gosto tanto, gosto e vou fazendo. Vai vindo as ideias na cabeça e vou mexendo”, explica Luiz Gustavo.
Luiz Gustavo Martins constrói robôs de filmes com materiais recicláveis em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Bom Dia Cidade
O filho, Guilherme Garbes, conta que também ajuda o pai nas invenções. “Todo mundo tenta ajudar o meu pai nesse trabalho dele aqui. A gente tenta dar uma mãozinha pra ele.
Com mais de dez anos de experiência prática na construção das réplicas, Luiz Gustavo planeja construir uma estrutura para usar pessoalmente.
“É pra interagir com o pessoal. E isso aí pode até ser uma festinha de criança, chegar o robô. Eu vejo pra ele na internet e vou tentar e vamos ver”, relata.
Luiz Gustavo Martins planeja construir estrutura de robô para usar como fantasia em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Bom Dia Cidade
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu