Geral

Parque da Serra do Brigadeiro tem inscrições gratuitas para sessão de observação astronômica

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

01/02/2024 por Redação

O evento será realizado no próximo sábado (3) e contará com a equipe do curso de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Assessoria/Divulgação
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está com inscrições gratuitas abertas para uma sessão de observação astronômica. O evento será realizado no próximo sábado (3) e contará com a equipe do curso de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Esta será a primeira vez que o evento “Um olhar para as estrelas e o infinito” será realizado no local. A sessão dá início ao processo de conquista do selo internacional Dark Sky Park, que vai certificar o parque como um dos locais considerados ideais para a observação astronômica.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Entre as atividades previstas estão o reconhecimento de trilhas astronômicas, sessões de astrofotografia, coleta de dados preliminares sobre a poluição luminosa e uma sessão astronômica especial, dedicada a gestores, guardas-parques, convidados e público.
O principal objetivo é oferecer a experiência da contemplação dos astros em locais adequados, longe das luzes das cidades.
O evento é aberto para o público em geral, com inscrições gratuitas, porém limitadas. As inscrições devem ser feitas através da internet.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O Parque Estadual Serra do Brigadeiro está localizado na região da Zona da Mata, ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira e ocupa terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.
Astroturismo
O projeto nos parques brasileiros é uma iniciativa da UFRJ, e tem se estabelecido como pioneiro no Brasil ao incentivar e apresentar o astroturismo em parques e reservas, com estudos técnicos que comprovam o potencial brasileiro para o setor.
A proposta é apresentar o projeto e dialogar com gestores e a comunidade sobre a viabilidade do astroturismo no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O astroturismo é uma modalidade de turismo com base sustentável, que chama a atenção do público para a importância da preservação da natureza, dada a existência humana em um universo complexo e belo.
O evento tem apoio, além do IEF, da agência Caminhantes do Caparaó, da Rede Céus Estrelados do Brasil, DarK Sky Brasil e do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI). A equipe de Astronomia da UFRJ que estará no parque é liderada pelo professor Daniel Mello.
LEIA TAMBÉM:
OCORRÊNCIA: Corpo de idosa é encontrado em cachoeira de Além Paraíba
DENGUE: Saiba como denunciar proprietários de lotes e imóveis sujos em Juiz de Fora
CINEMA: Filme que será gravado em Cataguases seleciona profissionais na região; veja como se candidatar
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu