Geral

Família sai às pressas de casa inundada e é salva por caminhoneiro em Sorocaba

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/01/2024 por Redação

Renata e Vinicius são pais de uma bebê de oito meses, um menino de quatro anos diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e uma menina de oito anos. Família perdeu tudo e está abrigada na casa da irmã, em Iperó (SP). Quatro pessoas morrem por causa das chuvas em São Paulo
O nascimento de um filho não significa apenas o início de uma nova vida, mas marca, também, um sentimento até então desconhecido pelos pais: o instinto materno e paterno. A vontade avassaladora de proteger e mostrar apenas o lado bom do mundo torna-se quase natural para quem, comumente, sente medo e ansiedade antes da chegada do novo integrante da família.
Assim como o instinto protetor é natural, a força da natureza também é. E é neste momento que o embate entre Renata de Oliveira, o marido Vinicius e os três filhos começa.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Renata e Vinicius são pais de uma bebê de oito meses, um menino de quatro anos diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e uma menina de oito anos. Na noite de sexta-feira (19), o casal preparou uma noite de cinema com os filhos. Na madrugada de sábado (20), uma luta contra o relógio e uma batalha pela sobrevivência começou.
Durante temporal, família sai às pressas de casa inundada e é salva por caminhoneiro
Reprodução
“Eu ouvi um barulho diferente da água, não era o barulho normal da chuva. Olhei e o chão estava um pouco escuro, mas o meu piso é claro. Coloquei a mão e ela simplesmente mergulhou na água”, relembra Renata.
A madrugada em questão foi quando Sorocaba (SP) registrou o maior acumulado de chuva de todo o estado de São Paulo, com 140 milímetros em menos de duas horas. Pouco tempo depois, foi decretada Situação de Emergência Pública. Uma mulher de 73 anos morreu.
Segundo Renata, foi uma questão de minutos para a água, que até então chegava em seu calcanhar, chegar aos joelhos. Enquanto lutava para retirar a família do local, também precisava acalmar as crianças. Foi com apenas a roupa do corpo e uma mochila com coisas básicas que os cinco moradores conseguiram sair do local a tempo. Tudo na casa foi perdido.
O momento em que a família de Renata sai de casa procurando por ajuda foi registrado em vídeo (assista acima). Nas imagens, é possível ver Vinicius com o bebê no colo, enquanto a água batia na cintura da filha mais velha do casal, que caminhava pela rua enquanto chorava e seguia as orientações dos pais para segurar na grade do portão de casa.
Quarto de filha do casal ficou inundado após chuva. Família perdeu tudo
Arquivo pessoal
“A gente não conseguiu pegar nada. Não deu tempo porque a água subiu muito rápido e vinha com uma pressão muito forte. Ela arrastou a minha geladeira, o meu sofá estava flutuando. No desespero, tivemos que sair”, relembra.
“Quando estávamos na frente do portão, um caminhoneiro veio. Eu não sei o nome dele, mas é um anjo de Deus enviado naquele momento, porque a água já estava para cima da minha cintura. Minha filha de oito anos, a água estava muito alta [...] Ele viu a gente, parou, colocou a gente dentro do caminhão e levou a gente até um posto de gasolina”, completa.
Perdemos tudo, menos a vida
A família de Renata está hospedada na casa da irmã dela, em Iperó, há cerca de 30 quilômetros de Sorocaba. “Nós estamos em nove pessoas em uma casa de dois cômodos, mas ela me recebeu de braços abertos e, por enquanto, é onde nós estamos neste momento”, conta.
Apesar do momento de tensão, os filhos do casal não sofreram ferimentos. A criança mais velha, no entanto, diz aos pais que sente falta da casa. “Ela precisou atravessar toda aquela água, passar por tudo isso com a gente. Ela ficou bem assustada por tudo o que ela passou. Está muito triste. Já tem idade para entender, fica lembrando que perdeu os filhos, as bonecas. Se eu, que sou adulta, me deito e as imagens vêm na minha cabeça, imagina ela, que é só uma criança?”, lamenta.
Com caiaque, morador resgata seis pessoas que ficaram ilhadas durante temporal
Gostava de cozinhar e de cantar no karaokê: quem é a mulher que morreu durante temporal
Para se reerguer, a família tem recebido doações de pessoas que se sensibilizaram com a história. Renata também já realizou um cadastro na Secretaria da Cidadania para receber o auxílio para moradores que tiveram prejuízos com temporal. No entanto, ainda não há previsão para retornar ao imóvel.
“Eu posso dizer que nós só não perdemos a vida. Mas o resto, nós perdemos tudo. Tudo mesmo. Voltamos o dia seguinte na casa e estava tudo estragado. Nós perdemos tudo. Estamos muito tristes pela perda, mas agradecemos muito a Deus por estarmos vivos, por termos conseguido sair de lá com vida. Estou com o meu esposo, meus filhos estão comigo, isso é o que mais importa no momento”, finalizou.
Mais de 250 ocorrências atendidas
A Defesa Civil de Sorocaba (SP) atendeu cerca de 250 ocorrências por causa da chuva do fim de semana. Desde sexta-feira (19), a cidade registrou um acumulado de chuva de 328 milímetros. No domingo (21), choveu 117 milímetros.
De acordo com a prefeitura, as equipes concentram os trabalhos na limpeza de vias e imóveis afetados pela chuvas, assim como na desobstrução de córregos e nas ações de apoio social às famílias prejudicadas.
Na manhã de domingo, as equipes atuaram na região da Avenida Dom Aguirre, Jardim Sandra e próximos da Avenida Pereira Inácio. Houve, também, o bombeamento de água em pontos do Jardim Vitória Régia. Alguns pontos destas regiões permaneciam alagados até a tarde de domingo.
Região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP), permanece alagada neste domingo (21)
Wagner Byrinait
Alterações no transporte público
Os passageiros de, pelo menos, 26 linhas do transporte coletivo de Sorocaba podem sofrer com alterações pontuais no itinerário. Segundo a prefeitura, as linhas operam com desvios devido às interdições nas vias. A prefeitura informou que as vias devem ser desobstruídas em breve.
Informações sobre as linhas que operam com desvios podem ser obtidas no site, pelo telefone 118 ou pessoalmente nos terminais do transporte público.
Apoio às famílias
As Casas do Cidadão estão atendendo moradores que precisam de ajuda. De acordo com a prefeitura, sete locais estão abertos, funcionando como bases de apoio às equipes de socorro e à população em geral. Confira os endereços das unidades clicando aqui.
Quem é a mulher que morreu durante temporal em Sorocaba
Nesta segunda (22), famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram danos materiais em suas casas podem pedir indenização financeira. A medida vai analisar individualmente cada caso e pode conceder ajuda no valor de até R$ 13.020.
A prefeitura informou que cadastrou 246 famílias prejudicadas pelas chuvas e que receberam apoio social, além de nove pessoas desabrigadas e 17 desalojadas e que estão em casas de parentes.
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) também afirmou que a prefeitura contratou quartos de hotéis para abrigar 160 pessoas que ficaram desabrigadas durante a chuva.
A prefeitura está custeando esses hotéis [...] As Casas do Cidadão ficaram abertas por 24 horas, inclusive, estão em funcionamento. O morador pode procurar uma unidade mais próxima, caso ainda precise ir para um quarto de hotel, informou à TV TEM.
Famílias têm casas alagadas após temporal em Sorocaba
Doações
O Espaço Solidário do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que fica na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista, está funcionando 24 horas por dia para receber doações que serão entregues às famílias que tiveram os imóveis atingidos pelas chuvas intensas.
Segundo a prefeitura, a população pode contribuir doando cestas básicas ou alimentos, produtos de higiene pessoal, água e produtos de limpeza. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238-2503 e pelo WhatsApp (15) 99108-4462 ou, ainda, presencialmente no FSS.
Cidades da região de Sorocaba enviaram caminhões pipa com água potável para ajudar a abastecer áreas atingidas. Foi doada, também, água não potável, que foi usada para limpeza de vias, casas e outros imóveis.
São mais de 150 caminhões que nós contratamos, 150 homens, fora a equipe do Saae, da Sema, os reeducandos também estão ajudando a fazer a limpeza dessas áreas e, agora, as obras de infraestrutura, completou o prefeito Rodrigo Manga.
Cidades da região de Sorocaba enviaram caminhões-pipa com água potável para ajudar a abastecer áreas atingidas
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Atendimento no Gpaci
O Gpaci, Hospital do Câncer Infantil, que atende cerca de 50 cidades da região de Sorocaba, permanece com o atendimento comprometido após o temporal. Parte das instalações, principalmente do térreo do hospital, ficou inundada durante a chuva de sexta-feira. Segundo o hospital, o setor de quimioterapia ficou alagado.
De acordo com a unidade, as consultas eletivas e de especialidade, assim como exames e diagnósticos, estão suspensos por 15 dias.
A quimioterapia vai ser feita com parte dos medicamentos que sobrou. O Pronto Atendimento também está comprometido.
Hospital Gpaci, em Sorocaba, ficou alagado
Arquivo pessoal
Assim que o problema começou a surgir, ainda na madrugada, funcionários e colaboradores foram ao hospital, em uma corrente do bem, para fazer a limpeza e os reparos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado informou que uma equipe composta por 200 policiais militares e bombeiros, além de voluntários da Escola de Soldados, se juntou ao mutirão para fazer a limpeza e desobstrução de alas do hospital, descarte de materiais e recuperação das áreas afetadas.
O Gpaci está aceitando ajuda. Os moradores que desejam colaborar podem ligar para o telefone (15) 2101-6555 ou acessar o site do hospital.
Chuva em Sorocaba: Gpaci fica alagado e perde remédios e equipamentos
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu