Geral

Fazendeiros são presos suspeitos de matar indígena da etnia pataxó por causa de disputa de terras

Cidades - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

22/01/2024 por Redação

/

Itapetinga: Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a tiros uma indígena da etnia pataxó e da tentativa de homicídio contra um cacique neste domingo (21), na zona rural do município de Itapetinga, no sudoeste do estado.



A indígena que morreu foi identificada como Maria Fátima Muniz de Andrade e o cacique baleado como Nailton Muniz Pataxó. Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas informou que vai enviar uma comissão ao local na segunda-feira (22).





De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.

Segundo informações a situação aconteceu por causa de disputa de terras entre indígenas e fazendeiros.



Ainda de acordo com a apuração, a fazenda estaria sendo ocupada por indígenas e neste domingo (21), cerca de 200 fazendeiros da região invadiram o local afirmando que a fazenda não pertence aos indígenas.





Um conflito começou e tiros foram disparados. Maria Fátima foi atingida e não resistiu aos ferimentos. A idade dela não foi detalhada. Quatro armas de fogo encontradas com os fazendeiros foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).



O caso é investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul). A Secretaria da Segurança Pública determinou o reforço, por tempo indeterminado, do patrulhamento ostensivo na região.

Fonte: G1






Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu