Geral

Ciclistas são proibidos de circular no calçadão da Avenida Litorânea em São Luís

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/01/2024 por Redação

A situação gerou estranheza para quem pratica o ciclismo na área. Além do trecho na Avenida Litorânea, a falta sinalização e retirada das ciclovias também afetam as principais avenidas da cidade. Ciclistas são proibidos de circular no calçadão da Avenida Litorânea em São Luís
Reprodução/TV Mirante
Há uma semana, a circulação de ciclistas foi proibida no calçadão da Avenida Litorânea, em São Luís, em um trecho localizado ao lado da faixa de areia. A decisão não agradou aos ciclistas que fazem a rota diariamente na área e alegam que foram pegos de surpresa com a medida.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A decisão foi tomada pela Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) que sinalizou a ciclovia de 6 km com imagens de proibição. A secretaria diz que a ação tem como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como propósito a segurança dos pedestres que circulam pelo calçadão.
A cicloativista Cris Quaresma reagiu com estranhamento a medida. Ela afirma que descobriu a proibição quando estava pedalando pela orla.
“Nós estamos agindo com estranhamento. Segundo informações, a gente descobriu que esses símbolos foram colocados sábado na faixa compartilhada, pois aqui é uma faixa compartilhada”, disse.
Além do trecho na Avenida Litorânea, a falta de sinalização e retirada das ciclovias também afeta as principais avenidas da cidade. Na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu, a faixa foi apagada por conta devido a uma obra da Prefeitura da capital.
Ciclistas estão proibidos de pedalar no calçadão da Avenida Litorânea em São Luís
Cidade com menor número de ciclovias
De acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, São Luís possui apenas 40 km de vias voltadas para ciclistas sendo a quarta capital do país com menos quilometragem sinalizada.
A capital fica atrás somente de Macapá (AP) que conta com 18 km, Porto Velho (RO) com 23,53 km e Manaus (AM) que possui 26,15 km de ciclovias.
O problema afeta diretamente na segurança dos ciclistas que trafegavam pelas vias. Nos últimos seis meses, três ciclistas morreram em avenidas de São Luís, vítimas de acidente de trânsito.
São Luís é a quarta capital do país com menor quilometragem de ciclovias
Reprodução/TV Mirante
A morte dos três ciclistas chamam a atenção para um grave problema de mobilidade urbana em São Luís, a falta de ciclovias (via separa da avenida para quem anda de bicicleta) e ciclofaixas (marcação na pista para uso dos ciclistas).
As ciclovias e ciclofaixas ajudam a evitar acidentes com ciclistas, pois eles não precisam disputar espaço nas avenidas com os veículos de maior porte.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu