Geral

Reunião entre secretarias de saúde e Ufopa define expedições do Abaré para Aveiro e Belterra

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/01/2024 por Redação

O número total de expedições, que inicialmente é estimado em 6 para cada município, vai depender da demanda e das situações que se apresentarem durante os atendimentos. Navio Hospital Escola Abaré
Divulgação
Em reunião entre as secretarias de Saúde dos municípios de Aveiro e Belterra, e a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Universidade Federal do Oeste do Pará, no último dia 5, foi feito o planejamento das expedições do Navio Hospital Escola Abaré para esses municípios no ano de 2024. Cada um deve receber seis expedições ao longo do ano.
A reunião ocorreu na Secretaria de Saúde de Belterra, com a presença da secretária Edjane Medeiros, que esteve acompanhada pela coordenadora de Atenção Básica. Também estiveram presentes o secretário de Saúde de Aveiro, Hiroito Tabajara, e o diretor da RIDH, Dirceu Costa.
Durante a reunião ficou definido que o Navio Hospital Abaré deve iniciar as expedições em Aveiro e Belterra já no mês de março. O número total de expedições vai depender da demanda e das situações que se apresentarem durante os atendimentos.
Durante a reunião foi avaliado o desempenho das expedições do Abaré em cada um dos municípios, para aprimorar os pontos fortes e corrigir eventuais dificuldades. Também foram apresentadas sugestões para as expedições de 2024, visando melhor dinâmica no atendimento aos ribeirinhos.
“O Abaré é de fundamental importância para a saúde ribeirinha de Aveiro, pois, em 2023, foram 06 expedições que levaram saúde para as famílias de ribeirinhos do município, ajudando o município a levar saúde de qualidade a quem mais precisa e que as vezes não tem a possibilidade de se deslocar até a sede do município ou a outros centros urbanos em busca de atendimentos médicos”, destacou o secretário de Saúde de Aveiro, Hiroito Tabajara.
Para a secretaria de Saúde de Belterra, Edjane Medeiros, a parceria com o Abaré fortalece o atendimento aos ribeirinhos. Essa parceria é de grande ajuda na entrega de serviços de saúde para essa importante população de nosso município de Belterra”, afirmou.
Dirceu Costa, da RIDH, ressaltou que a parceria do Navio Hospital Abaré com as secretarias de Saúde é de fundamental importância, pois, proporciona uma dinâmica mais arrojada. “Com a rede de ACS, enfermeiros e todos os servidores das secretarias de Saúde, contado com o apoios dos prefeitos municipais, as expedições do Navio Abaré alcançaram um novo patamar em 2023, devendo continuar em 2024 para o bem da população ribeirinha”, disse.
Para 2024, há sinalização da continuidade da colaboração dos parceiros externos, a exemplo do Grupo Inspirali, Faculdade Mandic, Santa Casa de Misericórdia, entre outros que fizeram, em 2023, parte das expedições do Abaré nos municípios de Aveiro e Belterra, ampliando a oferta de serviços de saúde para as populações ribeirinhas.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu