Geral

LIRAa 2024: segundo ciclo inicia nesta segunda-feira (6) em Macapá

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

05/05/2024 por Redação

No mês de março, quando foi realizado o último ciclo, os bairros que apresentaram maior risco foram: Araxá, Pedrinhas, Santa Inês, Beirol e Perpétuo Socorro. Agente de endemias de Macapá durante levantamento do LIRAa
PMM/Divulgação
O segundo ciclo do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), inicia nesta segunda-feira (6), em Macapá. A coleta feita pelos agentes de endemias é para identificar como está a infestação predial nos bairros que apresentam maior quantidade de criadouros do transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
No mês de março, quando foi realizado o último ciclo, os bairros que apresentaram maior risco foram: Araxá, Pedrinhas, Santa Inês, Beirol e Perpétuo Socorro.
Para estes bairros, a prefeitura concentrou ações que incluíram visitas domiciliares, eliminação de depósitos passíveis de remoção e tratamento para controlar a infestação do mosquito.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Nesta etapa, mais de 6 mil imóveis foram vistoriados. Os resíduos apontados como os que mais acumulam focos estão relacionados ao lixo doméstico, sacos plásticos, latas em geral e copos descartáveis.
Esses resíduos, segundo a prefeitura, representam 45% do foco da proliferação, seguido por 26,6% encontrada em pneus descartados indevidamente.
LIRAa
O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti, facilita a identificação de áreas com maior proporção e ocorrência de focos do Aedes aegypti. A coleta é realizada por agentes de endemias em 4 ciclos durante o ano.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu