Geral

Retrospectiva: reveja os 20 assuntos da região de Campinas que mais repercutiram em 2023

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

31/12/2023 por Redação

Seleção tem desde a morte de uma cozinheira após explosão de panela ao vídeo do atacante Everton se aproximando de mulher em piscina. Momento da explosão em churrascaria de Mogi Guaçu (SP)
Câmeras de segurança
Com o fim do ano, o g1 selecionou os 20 assuntos da região de Campinas mais acessados em 2023. A retrospectiva reúne de histórias inusitadas a tragédias, em uma lista que contempla notícias que foram destaques no cenário nacional.
Entre elas a explosão de uma panela de pressão que matou uma cozinheira em seu primeiro dia de trabalho, e o caso envolvendo o atacante Everton, ex-Fla, São Paulo e Grêmio, filmado em uma piscina perto de mulheres que o denunciaram por importunação sexual.
O surto de febre maculosa, a morte do empresário Xandy Negrão, o envolvimento de moradores da região nos ataques golpistas em Brasília (DF) e a prisão de suspeitos de planejar a morte de agentes públicos, entre eles o senador Sergio Moro, também foram destaques.
⬇ Confira abaixo a lista completa das 20 reportagens mais acessadas de 2023:
1. Cozinheira morre no 1º dia de trabalho após explosão de panela de pressão em Mogi Guaçu; vídeo
Câmeras de segurança flagram explosão de panela que matou cozinheira em Mogi Guaçu
A cozinheira Alminda Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos, natural do Maranhão, morreu no dia 9 de março após uma panela de pressão explodir na churrascaria Chimarrão em Mogi Guaçu (SP), era o seu primeiro dia de trabalho.
Câmeras do circuito interno de segurança registraram o momento da explosão. As imagens mostram a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro. O corpo da vítima foi transportado à sua cidade natal de avião.
2. Vídeo mostra jogador Everton, ex-Flamengo e ex-São Paulo, se aproximando em piscina de mulher que o denuncia por importunação sexual
Jogador Everton é acusado de importunação sexual
Em novembro, o jogador de futebol da Ponte Preta, Everton, que teve passagens pelos times do Flamengo, São Paulo e Grêmio foi acusado de importunação sexual e lesão corporal por duas mulheres.
O momento em que Everton passa a mão nas nádegas de uma das mulheres dentro de uma piscina foi registrado pelas câmeras de segurança do local, que fica em Paulínia (SP). Também é possível ver uma briga entre Everton e uma das mulheres logo após o ocorrido.
Por ele ter passagem por times grandes, o caso teve repercussão nacional e as imagens circularam pela internet.
3. Veja quem é a turista de Campinas que morreu após acidente em tobogã de parque em São Roque
A professora Luciana Cerri, morta após acidente em São Roque
Reprodução/Facebook
A professora de Campinas (SP), Luciana Morgado Cerri Teixeira, de 42 anos, morreu após acidente em tobogã no parque Ski Mountain Park de São Roque (SP). O acidente aconteceu no dia 8 de abril e, segundo relatos, ela e o filho de 7 anos teriam sido arremessados quando chegaram no final do tobogã.
4. Alexandre Negrão, ex-piloto e empresário, morre em Campinas aos 70 anos
Alexandre Negrão, ex-piloto e empresário brasileiro, morre em Campinas (SP) aos 70 anos
Alexandre Negrão, empresário nascido em Campinas (SP), morreu no dia 24 de março, aos 70 anos, em sua residência. O ex-piloto de Stock Car, também conhecido como Xandy Negrão, era também fundador da Medley, maior produtora de medicamentos genéricos do país e lutava contra um câncer.
No ranking da revista Forbes dos bilionários do país em 2022, ele aparece na posição 126, com patrimônio de US$ R$ 2,68 bilhões, considerado patriarca de uma das famílias mais ricas do Brasil.
5. PF prende nove pessoas em operação que investiga suspeitos de planejar morte de Moro e outros agentes públicos
PF encontra fundo falso durante operação contra suspeitos de planejar morte de autoridades 
A Polícia Federal (PF) prendeu, em março, pelo menos nove pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa que planejou a morte de agentes públicos e autoridades, entre elas o senador Sérgio Moro (União Brasil). Entre as pessoas, seis foram detidos na região de Campinas após a execução de mandados de prisão. Os seis presos da região eram das cidades de Americana, Sumaré e Hortolândia.
Segundo investigações, atentados eram planejados desde 2022, e foral alugadas chácaras, casas e até um escritório ao lado de endereços de Sergio Moro.
6. Bolsonarista filma ato golpista e agradece patrocinadores; VÍDEO
Bolsonarista de Socorro (SP) filma ato golpista em Brasília e agrade patrocinadores
Samuel Faria, de Socorro (SP), participou das invasões em atos terroristas em Brasílila (DF), em janeiro, e aproveitou vídeo em um dos prédios dos três poderes para agradecer quem patrocinou a viagem via PIX. Na época, uma excursão foi organizada partindo do Largo do Rosário, em Campinas (SP), para Brasília (DF).
Outro apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, morador de Campinas, realizou uma transmissão ao vivo e, em um dos vídeos, ele disse Brasília está sendo tomado pela cidade de Campinas, pelos patriotas, essa rampa nunca foi da esquerda.
7. Vídeo mostra influenciadora entrando no carro do ex antes de ser morta com tiro em Hortolândia
Vídeo mostra últimos momentos com vida da influenciadora Micaelly dos Santos Lara
Em maio, a influenciadora digital Micaelly Lara, de 19 anos, de Hortolândia (SP), e seu namorado David Alves, de 30, foram encontrados mortos dentro de um carro com sinais de disparos de arma de fogo. O caso foi registrado como feminicídio seguido de suicídio.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que Micaelly entra no veículo por volta das 13h10, às 13h30, David teria feito os disparos e logo em seguida tirado sua própria vida. Os corpos foram encontrados somente à noite.
8. Feijoada do Rosa: festa onde três contraíram febre maculosa em Campinas tinha 3,5 mil pessoas e acontece há 22 anos
Feijoada do Rosa, na Fazenda Santa Margarida
Redes sociais
A tradicional festa da Feijoada do Rosa, que acontece há 22 anos e há 10 é realizada na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, teve consequência trágica após quatro pessoas contraírem febre maculosa e virem à óbito. A edição da festa deste ano tinha cerca de 3.500 pessoas e o local de eventos ficou interditado após o ocorrido para investigações.
Ao todo, no ano de 2023, Campinas teve 10 mortes confirmadas por febre maculosa. A doença é contraída através da picada do carrapato-estrela, presente principalmente nas capivaras e cavalos. Zonas rurais e parques da cidade tomaram medidas para proteger a população.
9. QIAPN+: entenda como novas letras da sigla LGBT reforçam busca por representatividade
Bandeira LGBT
Pixabay
Junho é comemorado o mês do orgulho LGBTQIAPN+ e o g1 explicou a importância das novas letras adicionadas à sigla. Em entrevista, uma especialista esclareceu que o movimento social é mais do que um rótulo e permite que essa parcela da população se reconheça.
A matéria viralizou nas redes sociais por detalhar o que significa cada uma das dez siglas da comunidade, explicadas de forma fácil e didática.
10. Dois aviões da Azul ficam danificados após enfrentarem tempestade; VÍDEO
Avião da Azul fica com nariz amassado após enfrentar tempestade
Aeronaves do modelo Airbus A320 ficaram com nariz amassado após tempestade e imagens chamaram atenção. Um dos aviões veio do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), e pousou do Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP), o outro partiu de Viracopos com destino ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR).
Apesar da lataria ter ficado danificada com o vento e chuvas fortes, não teve interferência nos voos.
11. Avião da Azul voa em círculos por 3 horas e retorna ao aeroporto de Viracopos por questões técnicas
Avião ficou dando voltas sobre cidades da região de Campinas e depois retornou a Viracopos
Reprodução/FlightRadar24
Ainda relacionado à aviões, a história de uma aeronave de carga que voou em círculos durante 3 horas na região de Campinas também viralizou nas redes sociais, junto com a imagem, que despertou curiosidade no público.
O g1 explicou o motivo técnico por trás desse procedimento, que é comum e corriqueiro na aviação. O piloto fica dando voltas com o avião para usar o combustível da aeronave e, assim, garantir a segurança do pouso não programado. Como a aeronave decola pesada, com combustível suficiente para todo o trajeto, o piloto precisa gastar para diminuir o peso do avião.
O avião pousou em segurança e sem precisar de nenhuma assistência no Aeroporto de Viracopos.
12. Mulher que chegou morta e com sinais de estrangulamento a hospital de Campinas era gerente de loja de chocolates finos; perfil
Marido é preso em flagrante após levar esposa morta a hospital em Campinas
Em maio, Dalila Mosciati, de 37 anos, foi levada ao Hospital Samaritano, em Campinas, morta e com sinais de estrangulamento. O marido da vítima foi preso em flagrante como principal suspeito do crime.
Dalila era sócia-gerente em uma empresa que atua com estampas de roupas, utilidades e decoração. Ela era formada em administração pela PUC-Campinas e no início da carreira fez estágios em instituições públicas.
13. Como são as casas de 15 m² que a Prefeitura de Campinas está construindo para 116 famílias
Residencial Mandela, no DIC 5, em Campinas (SP), com casas de 15 m², serão entregues para 116 famílias
Eduardo Lopes/Prefeitura de Campinas
A Prefeitura de Campinas iniciou, em 2023, a construção de 116 casas de 15m², incluindo um banheiro e um cômodo. Para alguns, o tamanho das residências foi motivo de críticas e, para outros, motivo de vitória. A obra foi realizada para abrigar cerca de 450 pessoas que vivem na ocupação Nelson Mandela.
O g1 listou os móveis que poderiam caber dentro do ambiente: uma cama de solteiro ou de casal, uma pequena escrivaninha, um armário e uma área de circulação limitada. Outra alternativa seria um sofá pequeno (ou poltrona), uma mesa de centro, uma estante, uma TV e uma pequena área para circulação.
Para o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) Tomás Moreira, especialista em política habitacional, a ONU estipula no mínimo uma cozinha, um cômodo e um banheiro. A ONU coloca a cozinha como fundamental, é a base de sobrevivência das famílias. Os custos de construção de uma cozinha são mais caros. Seria fundamental que a prefeitura já fornecesse com equipamentos.
14. Tragédia no litoral de SP: pedagoga de Campinas consegue contato com filha em Maresias após 56 horas
Primeira mensagem de Whatsapp trocada entre mãe e filha, em Maresias, após 56 horas de espera por causa do temporal no litoral Norte de SP
Ruth Moreira/Arquivo pessoal
Em fevereiro, fortes chuvas atingiram o Litoral Norte de SP e turistas da região ficaram ilhados nas cidades por conta de deslizamentos de terra e alagamentos. O caso da Geovanna, moradora de Campinas que estava passando alguns dias em Maresias (SP), teve repercussão nas redes sociais após sua mãe Ruth pedir ajuda porque não conseguia contato com a filha. Ruth só voltou a ter notícias da filha após 56 horas devido à comunicação falha da cidade litorânea.
Na época em que Geovanna estava em Maresias, já havia sido confirmadas 44 mortes devido ao grande volume de chuva dentro de 24h.
15. VÍDEO: casa onde 3 crianças foram encontradas sozinhas em Campinas estava suja e tinha até feijões brotados no sofá
Vídeo mostra situação de casa onde crianças foram deixadas sozinhas em Campinas
Em janeiro, três crianças de 3, 7 e 11 anos foram encontradas abandonadas em uma casa na Vila Vitória, em Campinas após os vizinhos denunciarem à polícia. A mãe das crianças deixou a casa com elas sozinhas na manhã de um sábado e voltou na noite do domingo, logo após a polícia entrar na casa. Ela foi indiciada por abandono de incapaz.
O g1 teve acesso ao interior da casa e registrou roupas e outros objetos espalhados pela casa, sujeira, geladeira vazia e até mesmo feijões brotados no sofá. Na época, as crianças foram resgatadas em situação de desnutrição e sem banho.
16. Psicóloga dá entrada em hospital de Campinas com bebê morto na mala, diz PM
Psicóloga que deu entrada em hospital com bebê morto em mala está internada na UTI em Campinas
Tiago Américo/EPTV
Uma história mais recente, também envolvendo criança, chamou a atenção de todos no início de dezembro. Uma psicóloga de 31 anos deu entrada em um hospital particular com um bebê recém-nascido morto dentro de uma mala. Ela alegou que teria sofrido um aborto espontâneo aos nove meses de gestação. Foi constatado que o bebê já estava sem vida há, pelo menos, dois dias.
A mulher, moradora de Itu (SP), foi internada sob escolta policial e presa por ocultação de cadáver. Segundo a defesa da mulher, ela teve um episódio de psicose pós-parto, o que resultou em uma investigação em liberdade.
17. Morador se pendura em janela durante incêndio em prédio, mas cai do 11º andar e morre em Campinas
Imagens fortes: vídeo mostra queda de homem que tentava se salvar de incêndio em Campinas
Em março, o vídeo de um homem de 27 anos caindo do 11 º andar de um prédio, na tentativa de se salvar do fogo que alastrava pelo imóvel, chamou a atenção de muitos.
O fogo teria começado por volta das 6h30 e a orientação era para que todos os moradores evacuassem o local. Às 7h30, o incêndio já havia sido controlado pelo Corpo de Bombeiros. O homem se segurou na janela de seu apartamento por um tempo, mas não resistiu e caiu de uma altura de 40 metros.
18. Adolescente é detido após atentado terrorista com bomba caseira em escola em Monte Mor; ele usava uma suástica
Garrafas com combustível apreendidas em escola de Monte Mor que foi alvo de tentativa de ataque
Helen Sacconi/EPTV
Em Monte Mor, uma escola pública foi alvo de tentativa de ataque feita por um adolescente de 17 anos, ex-aluno, que portava uma machadinha e uma suástica (símbolo nazista) no braço, além de duas bombas caseiras que tinham sido fabricadas e jogadas por ele dentro da escola. Houveram duas explosões, mas nenhum aluno ou funcionário ficou ferido.
O ex-aluno foi detido e as garrafas amarradas cheias de combustível e pregos, uma carta com suástica e réplica de fuzil foram apreendidas.
19. Designada para caso das joias milionárias, procuradora é casada com vereador bolsonarista e pode não assumir investigação; entenda
Vereador de Campinas, Nelson Hossri é casado com a procuradora da República Gabriela Saraiva Vicente de Azevedo Hossri
Reprodução/Instagram
Casada com um vereador de Campinas (SP) apoiador de Jair Bolsonaro (PL), a procuradora da República Gabriela Saraiva de Azevedo Hossri foi designada para a investigação sobre as joias de R$ 16,5 milhões que o governo do ex-presidente tentou trazer ilegalmente ao Brasil.
No entanto, Gabriela Hossri não pôde assumir o caso, pois, segundo apuração do g1 no Ministério Público Federal (MPF) que Gabriela Hossri, que é da Procuradoria de Guarulhos (SP), já havia pedido, em janeiro, remoção (transferência) para Osasco. A mudança para a cidade vizinha foi publicada em Diário Oficial da União em 7 de março.
20. Professor encontrado carbonizado em Americana foi morto por dívida de tatuagem, diz suspeito à Polícia Civil
Corpo de Cauê Pozenatto Lima foi achado carbonizado
Reprodução/Facebook
O caso do professor Cauê Pozenatto, de 35 anos, morador de Sumaré (SP), que foi encontrado carbonizado dentro de um carro na zona rural de Americana (SP), despertou curiosidade de muitos.
O autor do crime foi um tatuador que, em depoimento à polícia, disse ter tirado a vida do professor sob efeito de drogas e que o motivo foi por uma dívida de R$ 8 mil. Segundo a polícia, ele não demonstrou arrependimento do homicídio.
Também em depoimento, a esposa do suspeito negou participação na morte do educador e afirmou que foi obrigada pelo companheiro a ajudar na ocultação do corpo. Tanto a mulher quanto o suspeito seguem presos nas cadeias de Sumaré e Monte Mor (SP).
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu