Geral

Tese aborda desafios enfrentados pelos estudos de mudanças climáticas na Amazônia devido à desinformação na internet

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/12/2023 por Redação

Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Ufopa, a pesquisa transdisciplinar desenvolveu uma linha do tempo virtual e modelo conceitual definindo eixos dos estudos. Tese aborda os desafios enfrentados pelos estudos de clima e meio ambiente na Amazônia
Divulgação
Inspirada na Teoria Ator-Rede (TAR), famosa nos estudos de ciência e tecnologia e cibercultura, a jornalista e egressa do doutorado da Ufopa, Talita Baena, desenvolveu a pesquisa no programa de pós-graduação da própria Universidade onde atua, vivenciando e fazendo intervenção comunicacional em Grupo de Pesquisa em Biogeofísica da Região amazônica e Modelagem Conceitual (Brama) da Ufopa.
“A tese aborda os desafios enfrentados pelos estudos de clima e meio ambiente na Amazônia devido à propagação de desinformação na internet, que questionam os efeitos das mudanças climáticas”, explicou a jornalista sobre qual foi a motivação da pesquisa.
De acordo com Talita Baena, do estudo, vários produtos comunicacionais foram gerados, desde redes sociais para compartilhamento das pesquisa, vídeos e documentário, além de linha do tempo da pesquisa intervenção e uma modelagem conceitual com os principais eixos observados.
Transdisciplinaridade rastreando redes e controvérsias
No contexto do Laboratório de Física e Química da Atmosfera da Ufopa, a pesquisa busca mapear as controvérsias da biogeofísica na região amazônica, explorando a comunicação e intervenção no Brama. Utilizando a Teoria Ator-Rede, a tese empregou métodos transmetodológicos, como registro fotográfico, modelagem conceitual e ontologia computacional.
Além de rastrear os atores da rede, acompanhando-os em campo, como costumam falar os pesquisadores da TAR, fazendo entrevista em campo e online no período da pandemia, foram rastreadas também controvérsias online no período em que os pesquisadores de clima e meio ambiente denominaram de Era Bolsonaro, quando ocorreu inúmeros eventos de perturbações ambientais, como desmatamento e incêndios criminosos nas florestas dos biomas Amazônia e Cerrado.
Comentário negacionista sobre mudança climática motivou pesquisa de Talita Baena
Divulgação
Neste período conta a pesquisadora, “a ciência brasileira, de um modo geral, enfrentou cortes de orçamento e de bolsas, e na pesquisa em meio ambiente, houve inúmeras perturbações ambientais, como desmatamento e grandes incêndios florestais criminosos, como os que ocorreram em Alter do Chão, em 2019. A tese mostra os impactos nas pesquisas, nos pesquisadores e na área da Savana Alter do Chão, com o apoio dos brigadistas que atuaram no combate ao incêndio”.
“Percebemos que as pesquisas ganham destaque na Opinião Pública nestes momentos de grande interação e conversação online ou – proliferação do social – nesses acontecimentos de perturbações e ou desastres ambientais. Por causa dos fenômenos de desinformação, fake News e má informação, nestes momentos, a necessidade de gestão e compartilhamento do conhecimento das pesquisas ambientais sobre a Amazônia e outros ecossistemas é ainda maior, tendo em vista, combater os grupos políticos negacionistas das mudanças climáticas”.
Conhecimentos tácitos e explícitos da rede
Como resultado da pesquisa, a tese relaciona os conhecimentos tácito e explicitados de alguns atores-rede e os processos de produção da tecnociência em workshops internacionais e outras questões de interesse da tecnociência, tais como: a preocupação com dados e sistemas de estatísticas robustos; a mulher pesquisadora ambiental e questões de gênero; a resiliência das árvores; recursos financeiros e outras controvérsias na fase da publicação dos resultados. Também mostra o impacto e a resposta da rede aos incêndios florestais de 2019 e a volta ao campo no pós-Covid.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Com toda a ação da pesquisa intervenção, a pesquisadora conclui qual o papel da ciência comum, isto é, das ciências da comunicação, diante da produção de uma ciência positivista e os desafios apresentados pelas guerras contra a tecnociência do clima e meio ambiente.
A partir da experiência da pesquisa, a autora avalia que estratégias como a modelagem conceitual e a ontologia computacional são valiosas na gestão e comunicação do conhecimento científico, mas devem ser complementadas por outras abordagens diante do negacionismo e colonialismo científico, bem como dos desafios da dataficação social, que é a vida cada vez mais mediada por dispositivos tecnológico e os algoritmos desses dispositivos.
Timeline
A linha do tempo da pesquisa está disponível no Medium e pode ser acessada AQUI.
Já a pesquisa “Cartografias da Biogeofísica na Amazônia: Comunicação, Controvérsias e Redes da Tecnociência do Clima e Meio Ambiente” está disponível no repositório da Ufopa, e pode ser acessada AQUI.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu