Geral

Universidade Catarinense é destaque em periódico internacional

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/12/2023 por Redação

Pesquisadores da FURB publicam três vezes em prestigiada revista científica Investir em pesquisas e promover o desenvolvimento científico das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina é um dos principais pilares da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Junto às universidades parceiras, a Associação acredita que inovação, tecnologia e ciência são fundamentais para o desenvolvimento de toda a comunidade.
Dentre as universidades associadas à ACAFE, a FURB - Universidade Regional de Blumenau, comemorou um grande marco este ano ao publicar na Nature, revista científica de renome internacional. Fruto de muita dedicação e investimento, ao todo três artigos foram publicados, sendo dois na Nature e um na Nature Plants, ambos com participação dos professores André de Gasper e Alexander Vibrans. Os professores pesquisadores integram o quadro dos Programas de Pós-Graduação da FURB em Biodiversidade (PPGBio), Engenharia Florestal (PPGEF) e de Engenharia Ambiental (PPGEA), assinando as publicações juntos a demais autores, entre estudantes e professores dos programas.
Com o reconhecimento internacional de seus projetos, a instituição reitera seu compromisso com investimentos em pesquisas científicas, que, de acordo com a gestão da FURB, ultrapassaram os 27 milhões de reais no período de 2018 a 2022. “Quando vemos os resultados das nossas pesquisas em periódicos como a Nature, por exemplo, confirmamos a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão realizados em nossa Universidade. Sabemos que a publicação em periódicos tão qualificados é muito criteriosa e passa pela avaliação de pares – ou seja, são nossos cientistas dialogando com a comunidade científica internacional em condição de igualdade. Isso nos enche de orgulho”, pontua a reitora da Universidade de Blumenau, Marcia Sardá Espindola.
Pesquisa e desenvolvimento sustentável
Todos os três artigos publicados estão relacionados ao projeto FlorestaSC, novo nome do Inventário Florístico Florestal do Estado de Santa Catarina, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), coordenado pela Universidade Regional de Blumenau há 16 anos. “Até agora já são mais de 11 milhões investidos em equipamentos e profissionais, com resultados expressivos que, por exemplo, deram origem à proposta de uma política florestal catarinense”, explica o chefe da Divisão de Pesquisa da FURB, André de Gasper.
A universidade acredita que os recursos da FAPESC podem estimular ainda mais o desenvolvimento de pesquisas e chamar a atenção da comunidade científica para os métodos e descobertas realizados no projeto. “Dados do FlorestaSC compõem estudo sobre o número de espécies de árvores no planeta e indicam que ainda existem 9 mil espécies de árvores a serem descobertas”, pontua Gasper. O grande feito demonstra a força das pesquisas altamente qualificadas desenvolvidas pela instituição.
Ao todo, 14 Universidades Comunitárias de Santa Catarina, filiadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), direcionam seus esforços em proporcionar o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. A Associação fomenta e apoia a promoção de projetos inovadores, investindo em um sistema de ensino que busca a excelência para produzir resultados positivos dentro e fora das universidades.
Acesse o site da ACAFE e fique por dentro das novidades!
Leia também
Universidade do Vale do Itajaí é a Instituição de Ensino Superior mais sustentável de Santa Catarina
TOP 10: Universidades da ACAFE se destacam no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023
Inovação e parcerias estratégicas: associação participa de importante evento internacional sobre educação

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu