Geral

Comissão de Ética discute afastamento temporário do presidente da Câmara de Votorantim após denúncia de estupro

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/12/2023 por Redação

Fabíola Alves (prefeita de Votorantim) e Thiago Schiming (presidente da Câmara dos Vereadores)
Divulgação - Reprodução/Instagram
A Comissão de Ética e Decoro da Câmara de Votorantim (SP) se reúne nesta segunda-feira (18) para decidir se afasta temporariamente ou não o presidente do Legislativo, Thiago Schiming. No início do mês, o vereador foi denunciado por estupro pela prefeita da cidade, Fabíola Alves (SP).
A primeira reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que apura a denúncia feita pela prefeita Fabíola Alves (PSDB) contra o presidente da Câmara, o vereador Thiago Schiming (PSDB), será realizada na terça-feira (19).
A denúncia criminal, feita por Fabíola, foi divulgada pelo g1 e pela TV TEM no dia 7 de dezembro. Na ocasião, Fabíola registrou um boletim de ocorrência do caso na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
O vereador negou a situação, incluindo a suposta alegação de que teria investido contra a prefeita por mensagens (confira o posicionamento completo abaixo).
Comissão
A abertura da comissão foi protocolada na terça-feira (13), pelo vereador Cesar Silva (Cidadania).
Segundo a Câmara, o vereador Cirineu Barbosa (PMN), vice-presidente e membro da comissão, convocou os parlamentares para a primeira reunião, que será após a sessão ordinária e deverá escolher os outros membros da comissão, como presidente e relator.
Câmara de Votorantim (SP)
Câmara de Votorantim/Divulgação
Denúncia
A prefeita alega que Thiago teria tentado beijá-la três vezes à força, no gabinete dela, em junho deste ano. Segundo apurado pela TV TEM, a polícia ainda não definiu uma data para os depoimentos de Fabíola e Thiago.
O caso será investigado como estupro. Entenda o por que aqui.
O que diz Thiago Schiming
Em entrevista à TV TEM e ao g1, Thiago negou as acusações. O parlamentar, inclusive, disse que não fez qualquer investida contra a prefeita, mesmo por mensagem.
Vejo isso como um grande absurdo, essa denúncia. Sem cabimento nenhum. Eu e a prefeita sempre tivemos amizade. A prefeita é uma amiga de infância, é madrinha de casamento meu. A gente teve sempre uma amizade muito próxima, diz.
Ele lembra que, instantes depois, Fabíola teria postado uma foto, agradecendo a visita. Ainda conforme Schiming, a prefeita, na mesma data, mandou uma mensagem carinhosa direcionada a ele.
Thiago Schiming, presidente da Câmara de Votorantim (SP), durante entrevista à TV TEM e ao g1
Marcel Scinocca/g1
Eu vejo como uma surpresa. Como que uma pessoa pode postar uma foto de agradecimento de aniversário, mandar no meu WhatsApp pessoal, como sempre mandou com muito carinho, muita amizade, felicitações pelo aniversário, de repente, vem com uma mensagem absurda e irreal dessa, visando somente política. Tudo isso para ser uma questão… Politicagem mesmo, suja e baixa.
Ele contou que realmente esteve no gabinete da prefeita, acompanhado de outros dois parlamentares. Schiming disse, ainda, que permaneceu no local após a saída dos colegas. Segundo ele, o assunto foi em torno da escolha do candidato a vice-prefeito da cidade em 2024. Segundo ele, os dois discordaram de quem seria.
Prints mostram conversas entre prefeita e presidente da Câmara de Votorantim
Print mostra suposta declaração de presidente da Câmara de Votorantim (SP) para prefeita da cidade
Reprodução
O caso será investigado na Delegacia Seccional de Sorocaba e o inquérito tem 30 dias para ser concluído, prazo que pode ser prorrogado.
Segundo a Câmara de Votorantim, o Regimento Interno da Casa de Leis e a Lei Orgânica não preveem a possibilidade de afastamento cautelar do Presidente e, em caso de pedido de destituição do presidente, o processo deverá seguir o rito previsto no art. 54 do RI e 26 da LOM, sendo garantida a ampla defesa e voto de 2/3 dos vereadores para destituição.
O diretório estadual do PSDB-SP manifestou solidariedade e apoio à prefeita de Votorantim e repudiou qualquer ato de ameaça, violência ou agressão sexual. Em nota, o PSDB informou que aguarda a conclusão das investigações para que as medidas no âmbito partidário possam ser tomadas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu