Geral

Meteoro é flagrado cruzando o céu de SC; VÍDEO

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

08/12/2023 por Redação

Corpo celeste estava a 50 mil km/h, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Meteoro cruza é flagrado cruzando céu de SC; VÍDEO
Câmeras registraram a passagem de um meteoro no céu de Santa Catarina na madrugada de quinta-feira (7). O objeto foi flagrado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que estimou a velocidade do fenômeno. Conforme a entidade, o corpo celeste estava a 50 km/h.
O registro teve duração de 10 segundos e foi feito por uma câmera localizada em Monte Castelo, no Norte do estado (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O meteoro também foi avistado em São Paulo, segundo a Bramon. Em Santa Catarina, o flagrante aconteceu às 2h47 da manhã, iniciando a trajetória no sentido sul e se movendo em direção ao norte.
A velocidade de 50 mil km/h é aproximadamente 40 vezes acima da capacidade de um avião comercial, conforme a entidade que monitora os meteoros no Brasil (leia mais abaixo sobre o fenômeno).
Meteoro é avistado no céu de Santa Catarina
Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros/Divulgação
El Niño e primavera provocam número recorde de tornados em 2023
Após tornado e cratera na estrada, cidade tem inundação e resgatados com corda
Imagem mostra meteoro avistado no céu de Santa Catarina
Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros/Divulgação
O que são meteoros?
Segundo o astrônomo Jocimar Justino, que faz parte da Bramon e é o responsável pela câmera que fez as imagens acima, o meteoro é o fenômeno luminoso:
O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo, afirma.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu