Geral

Servidores da Educação relatam tremor em bairro vizinho ao local da mina, mas Defesa Civil descarta abalo sísmico

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/12/2023 por Redação

Secretaria fica no maior complexo de escolas públicas do estado, em bairro de Maceió que foi parcialmente evacuado por consequência da mineração de sal-gema. Funcionários do CEPA afirmam ter sentido tremor; Defesa Civil descarta abalo sísmico
Douglas França/TV Gazeta
Funcionários da Secretaria de Estado da Educação (SEE), localizada no bairro do Farol, em Maceió, acionaram a Defesa Civil Municipal na manhã desta quinta-feira (7) relatando que sentiram um tremor de terra. O órgão fica a pouco mais de 1 km do local da mina da Braskem que pode colapsar. A Defesa Civil enviou técnicos ao local, que descartaram qualquer abalo sísmico.
Os servidores estavam trabalhando na Superintendência de Valorização de Pessoas, dentro do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), o maior complexo escolar do estado, quando disseram sentir o chão tremer. Segundo a SEE, não houve correria de funcionários nem de alunos.
A Defesa Civil do Município informou que os equipamentos instalados na região não registraram sismos, mas enviou duas equipes até o CEPA para tranquilizar a população.
As aulas ocorrem normalmente nas escolas do CEPA, já que não houve ordem de evacuação. Parte do terreno fica no bairro do Farol e outra metade, ao fundo, no Pinheiro, um dois bairros mais afetados pela mineração em Maceió. Ambos são vizinhos ao Mutange, bairro onde está localizada a mina que está ruindo.
Desde o dia 30 de novembro, o solo no local da mina já cedeu 1,99 m. Na manhã de quinta (7), a medição do terreno indicou uma desaceleração do ritmo do afundamento, passando a 0,25 cm/h, mas o estado de alerta em Maceió para o risco de colapso permanece vigente.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu