Geral

Apenas 11 cidades do Amazonas têm unidades do Corpo de Bombeiros

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

03/12/2023 por Redação

De 25 municípios que concentram 90% dos incêndios do estado, 15 não têm unidades do Corpo de Bombeiros. Bombeiros tentando apagar focos de incêndio no interior do Amazonas
CBMAM
De 62 municípios do Amazonas, apenas 11 cidades possuem unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, atualmente 25 municípios do Estado concentram 90% dos incêndios no Amazonas. No entanto, entre eles, apenas 10 contam com unidades permanentes do Corpo de Bombeiros.
As outras 15 cidades, todas sem unidades do Corpo de Bombeiros, passaram a contar com reforços neste período, por conta das ocorrências de incêndios no Estado.
Crise ambiental
O Amazonas vem enfrentando uma grave crise ambiental. Além de estar sendo afetado pela seca severa, o Estado sente os efeitos de incêndios e queimadas na floresta Amazônica. A situação deixou cidades, principalmente Manaus, encobertas por uma onda de fumaça.
Entre julho e novembro deste ano, o Amazonas registrou 2.074 incêndios. Os municípios de Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea e Manicoré lideraram os focos de incêndio. Entretanto, apenas Humaitá já tinha uma unidade operacional do Corpo de Bombeiros. As outras quatro cidades estão entre os 15 municípios que receberam efetivo neste ano.
Incêndio foi registrado em área de mata no município de Parintins, no interior do Amazonas.
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Veja a lista das 11 cidades do Amazonas que contam com unidades operacionais do Corpo de Bombeiros:
Iranduba
Manacapuru
Rio Preto da Eva
Presidente Figueiredo
Novo Airão
Humaitá
Tabatinga
Itacoatiara
Parintins
Tefé
Manaus
Lista das 15 cidades que não têm unidades e que receberam reforços neste ano:
Apuí
Autazes
Boca do Acre
Borba
Canutama
Careiro Castanho
Careiro da Várzea
Itapiranga
Lábrea
Manaquiri
Manicoré
Maués
Nhamundá
Novo Aripuanã
Silves
Ao g1, o Corpo de Bombeiros informou que o envio do reforço para os municípios foi com base no plano de implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP).
O documento prevê a instalação de unidades operacionais em municípios do interior - com maiores índices de focos de incêndio - além da criação de serviços de prevenção de combate a incêndios e atendimento de emergências em municípios onde não há postos do Corpo de Bombeiros.
Municípios sem unidades dos bombeiros
Bombeiros tentando apagar focos de incêndio no interior do Amazonas
CBMAM
Cerca de 59% dos municípios do Amazonas não têm unidades operacionais do Corpo de Bombeiros, para atender as ocorrências que podem acontecer nas cidades.
Segundo o Corpo de Bombeiros, nos municípios onde não há unidades operacionais da corporação, as gestões municipais fazem a contratação de brigadistas e de carros-pipas. A capacitação desses brigadistas é coordenada pelo Corpo de Bombeiros.
Em casos de ocorrências, por exemplo, desastres naturais com vítimas ou de qualquer outro segmento em que haja necessidade de busca e resgate, a prefeitura local faz a solicitação junto ao Corpo de Bombeiros, que envia militares para atuação na ocorrência.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu