Geral

Manaus realiza Dia D de vacinação contra a gripe e multivacinação infantil no sábado; veja locais

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/11/2023 por Redação

Espaços vão funcionar das 8h às 16h, em unidades de saúde, escolas e outros estabelecimentos por toda a capital. Haverá pontos de atendimento em escolas, condomínios, centros de compras e outros locais de grande circulação.
Semcom
Manaus terá 274 pontos para a vacinação contra influenza e a multivacinação infantil no Dia D, neste sábado (25). Os espaços vão funcionar das 8h às 16h, em unidades de saúde, escolas e outros estabelecimentos por toda a capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), também haverá pontos de atendimento em condomínios, centros de compras e outros locais de grande circulação. A lista pode ser conferida no site da secretaria
A ação vai envolver 1.650 servidores da Semsa, dentre vacinadores e pessoal de apoio. A mobilização tem objetivo de reforçar a cobertura vacinal da população contra síndromes gripais e doenças preveníveis, como sarampo e poliomielite.
O Dia D integra o calendário das estratégias de imunização iniciadas no dia 13 deste mês, para a vacinação contra a influenza (gripe) de pessoas de 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) e para a atualização vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Para receber as vacinas, os usuários devem buscar os pontos de atendimento portando documento oficial de identificação, CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e cartão de vacina.
A meta da Semsa é imunizar pelo menos 90% das pessoas de sete grupos prioritários contra a influenza até o final da atual etapa da vacinação. Esses grupos incluem crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas, que somam uma população de 567.752 pessoas.
Integram os outros 11 grupos prioritários, sem meta de vacinação definida pelo Ministério da Saúde, pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; e Forças Armadas;
Também são prioridades na campanha as forças de segurança e salvamento; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
Multivacinação
Em conjunto com a vacinação contra a influenza, a multivacinação infantil vai ofertar imunizantes do calendário básico para reforço nos índices de cobertura vacinal de jovens de 0 a 14 anos.
As vacinas ofertadas na multivacinação são: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Hepatite A, Meningocócica ACWY, e dTPa (adolescentes grávidas).
A multivacinação infantil segue em conjunto com a vacinação contra a influenza, com encerramento previsto também no dia 15 de dezembro.
Além do atendimento nos pontos de imunização, a Semsa vai seguir com a busca ativa de usuários nas comunidades durante o “Dia D”, como estratégia para alcançar o maior número de pessoas vacinadas. Isabel explica que a atividade vem sendo realizada durante todo o período de vacinação, abrangendo todas as zonas da capital.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu