Geral

Veterinário dá dicas de como cuidar e refrescar animais em dias de calor extremo no ES

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/11/2023 por Redação

Nos últimos dias o g1 mostrou que tartarugas se refrescam com picolé de sardinha, que boi invadiu piscina de sítio e que galos gigantes tomam banho de mangueira para enfrentar o calorão. King toma picolé de ração no ES para refrescar
Arquivo Pessoal
Com as temperaturas altas nos últimos dias, as pessoas tentam de tudo para se refrescar no calor. Mas quem também sofre com o clima mais quente são os animais, que têm um modo diferente de regular a temperatura corporal e, por isso, precisam de alguns cuidados especiais, segundo especialistas.

Nos últimos dias o g1 mostrou que tartarugas se refrescam com picolé de sardinha, que boi invadiu piscina de sítio e que galos gigantes tomam banho de mangueira para enfrentar o calorão.
A jornalista Rita Benezath é tutora do King, cachorro pastor alemão, que adora picolé de ração. O animal tem sofrido com as altas temperaturas no estado e esta foi a forma que a Rita encontrou de refrescar seu pet.

A convite da reportagem o médico veterinário Marcus Braun deu algumas dicas de como ajudar os pets a encarar as altas temperaturas.

Marcus Braun disse que os cães e gatos já possuem a temperatura do corpo normalmente mais alta por isso é muito importante poupa-lós de altas temperaturas, a hipertermia é perigosa e pode levar até a morte.
Os cães andam próximo ao chão que aquece mais o corpo e podem sofrer queimaduras nos coxins (almofadinhas das patas), alertou.

Braun disse ainda que água deve ser trocada com frequência e pode colocar gelo. Muitos cães gostam de brincar de lamber gelo, por isso é interessante fazer gelinhos saborizados com patê por exemplo, também existe no mercado pet o colchão gelado, não sair com o cão nos horários quentes, levar sempre água para seu animalzinho, não deixar exposto ao sol principalmente os cães braqueocefálicos que tem muita dificuldade de hiperventilação devido à anatomia achatada do focinho.
Cachorro se refresca no calorão em praia de Vitória
Ricardo Medeiros/Rede Gazeta
Confira, abaixo, algumas dicas:
🧊Fornecer mais água para os pets, em especial, cubos de gelo, que podem conter frutas dentro. Essa medida também pode ser feita com os animais de rua.
⏰ Escolher bem o horário dos passeios e preferir andar em cima da grama. De preferência antes das 8h da manhã e sair à noite e não no fim da tarde, por estar mais fresco.
🐕 Tomar cuidado especial com pets de focinho achatado, reforçando a água e o gelo, e colocar em ambiente climatizado, se possível. Pugs, bulldogs, shih-tzus, esses cachorros têm mais dificuldade em respirar, porque eles têm o nariz mais achatado e também, eles tendem à obesidade, o que dificulta a perda de calor.

Calorão
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Espírito Santo tem dois alertas meteorológicos em vigência. O primeiro, representado na cor vermelha, é de ainda mais calor, sendo válido até às 23h59 deste sábado (18). O segundo, de cor laranja, é de tempestade em 40 municípios capixabas, válido até o início da tarde de domingo (19).
Um alerta do Inmet já tinha previsto uma onda de calor, com temperaturas 5 °C acima da média, com a expectativa de durar até esta sexta-feira (17). No entanto, de acordo com o Instituto, a onda de calor deve persistir até o final da noite de sábado.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu