Geral

Familiares de jovens assassinados brutalmente em Barra Mansa fazem manifestação pedindo paz e Justiça

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/11/2023 por Redação

Entre os nomes lembrados, estão os de Lorenzo Eduardo Terra Avelino, de 19 anos, e Maria Júlia Oliveira, de 16. Eu não quero vingança, mas eu quero Justiça, disse a tia do jovem. Familiares e amigos de jovens e adolescentes assassinados brutalmente em Barra Mansa (RJ) se reuniram na manhã deste sábado (11), no Centro da cidade, em uma manifestação pedindo paz e Justiça.
O g1 acompanhou o ato, que começou na Praça da Matriz e terminou na Praça da Liberdade.
Manifestação em Barra Mansa
Reprodução/Família Lorenzo
Entre os nomes lembrados, estão os de Lorenzo Eduardo Terra Avelino, de 19 anos, assassinado em março deste ano, e de Maria Júlia Oliveira, de 16 anos, estrangulada em 2019.
Segundo as investigações, os dois foram mortos dentro de suas casas por pessoas próximas. O suspeito de matar Lorenzo é um primo, que está preso desde abril. A morte de Maju, como era conhecida, tem como autor um vizinho, já condenado.
A manifestação começou com palavras de apoio e uma oração do pastor Wesley Gonçalvez de Freitas.
Quando o sinal da Avenida Joaquim Leite fechava para os carros, o grupo ia para a rua e exibia cartazes e faixas com frases como A paz está nas nossas mãos e Valorize a vida. Menos ódio e mais amor.
Manifestação pela paz em Barra Mansa
Lucas Mathias/g1
A ideia da manifestação surgiu porque a gente, às vezes, tem a cultura que a gente tem que se calar, deixar em paz quem partiu, mas o pai sempre quer lembrar do filho. Embora ele tenha partido, continua vivo em nossos corações, disse o pai de Lorenzo, Milton Leonardo Avelino.
Só quem é pai, quem é mãe e quem perde um ente querido pela violência sabe dessa dor, completou Milton.
Hoje, são sete meses que nós vivemos sem o Lorenzo. Tá muito difícil viver sem ele. É muito difícil o que a gente está vivendo. Eu não quero vingança, mas eu quero Justiça. Que a Justiça venha ser feita, pediu a tia de Lorenzo, Flaviane Terra.
A gente clama por Justiça, por paz e [por outras famílias] não passarem o que a gente passa até hoje, que é a dor, a ferida, afirmou a mãe de Maju, Cristina Fonseca Oliveira.
No encerramento da manifestação, o grupo falou o nome de cada um dos jovens e adolescentes homenageados.
Caso Lorenzo
Lorenzo Eduardo Terra Avelino
Reprodução/Arquivo pessoal
Lorenzo Eduardo Terra Avelino, de 19 anos, foi assassinado na noite do dia 31 de março deste ano em Barra Mansa (RJ). O crime aconteceu dentro da casa em que ele morava, no bairro Jardim Primavera.
O jovem foi encontrado pelo pai dentro do banheiro. Quando uma equipe de resgate chegou ao local, o rapaz já estava sem vida, ensanguentado e caído no chão. Ele foi atingido por golpes de um objeto semelhante a um martelo no rosto e no crânio.
O suspeito de matar Lorenzo é um primo, que está preso desde abril. Uma audiência de instrução foi marcada para esta terça-feira (14). Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, testemunhas de defesa e acusação vão prestar depoimentos para o Juiz.
Lorenzo Eduardo Terra Avelino
Reprodução/Arquivo pessoal
O Lorenzo, meu filho, era um jovem super otimista. Ele tinha um canal no Instagram e ali ele estava começando a filmar a rotina dele, porque ele estava muito feliz em estar prosperando no negócio que abriu na internet com anúncio. Ele estava tendo um bom rendimento e foi isso o que atraiu o criminoso, contou o pai.
A frase preferida dele era: Pra cima, pai. Mais um dia. Vamos avançar. Era um jovem sempre sorridente, educado, tranquilo, completou.
Era um menino bom. Dificilmente você vai encontrar alguém que não gostava do Lorenzo. Um menino atencioso, amoroso, prestativo, atencioso. Ele tinha sonhos. Ele sempre dizia: Eu tenho sonhos e vou conquistá-los. Mas esse ato de covardia, essa brutalidade que aconteceu na vida dele, rompeu esses sonhos que ele tanto tinha, disse a tia Flaviane.
Caso Maju
Adolescente de 16 anos é assassinada dentro de casa em Barra Mansa
Maria Júlia Oliveira, de 16 anos, foi assassinada dentro de casa na noite do dia 24 de outubro de 2019. O imóvel fica no bairro Piteiras.
À época, a Polícia Militar disse que Maju, como era conhecida, tinha marcas de violência no pescoço e no rosto, indicando que a morte foi provocada por estrangulamento.
Vítima é Maria Julia Oliveira, de 16 anos
Reprodução/Redes Sociais
Ela morava com o pai, a mãe e o irmão, mas estava sozinha em casa no momento do crime, que aconteceu por volta das 19h.
Maju era uma menina linda, cheia de sonhos. Uma menina que quem a conheceu não tinha nada o que falar dela, disse a mãe da menina.
O suspeito é um jovem de 22 anos, vizinho da vítima, conhecido no bairro por ser uma pessoa violenta. Ele foi preso horas depois do crime, na casa de uma tia, em um bairro vizinho.
Maria Julia foi encontrada morta dentro de casa
Reprodução/Redes Sociais
O que diz a Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar afirmou que realiza policiamento com viaturas, motopatrulhas e baseamento em pontos estratégicos. Disse ainda que promove ações de revistas e abordagens frequentemente, além de operações.
Leia na íntegra
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 28° BPM (Barra Mansa) prendeu 975 criminosos, de janeiro a setembro de 2023. A unidade realiza policiamento com viaturas, motopatrulhas e baseamento em pontos estratégicos. A região conta ainda com o reforço de equipes do Regime Adicional de Serviço (RAS) todos os dias da semana.
O 28ºBPM realiza, frequentemente, ações de revistas e abordagens, além de diversas operações que visam coibir o cometimento de crimes, incluindo os roubos e furtos.
O comando da unidade também trabalha em conjunto com a delegacia da área no intuito de identificar os envolvidos em tais ações.
Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), esses esforços resultaram em uma redução de 36,9% no total de roubos de janeiro a setembro de 2023 comparado ao mesmo período do ano anterior. No mesmo período, o total de furtos diminuiu 23%, comparado com o ano passado.
Vale ressaltar que os registros das ações em delegacias são fundamentais para a efetividade da estratégia de segurança pública no município.
Siga o g1: Instagram | Canal no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu