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Ministério Público pede esclarecimentos a empresa após falta de energia em Limeira

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/11/2023 por Redação

Moradores relataram que ficaram dias sem eletricidade, após temporais ocorridos na cidade, e que isso causou prejuízos e outros transtornos. Moradores sem energia há dias organizam protesto em Limeira
Acervo pessoal
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) informou que notificou a empresa Elektro, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Limeira (SP), para prestar informações a respeito da falta de energia registrada nos últimos dias na cidade, após temporais. Moradores relataram que ficaram dias sem eletricidade e que isso causou prejuízos e outros transtornos.
Comida estragada e banho frio, relataram moradores após apagão
Justiça determina que empresa retome fornecimento de energia com urgência em bairros de Limeira
Segundo a Promotoria, tanto a concessionária quanto a prefeitura e o Procon foram questionados a respeito dos fatos e indicassem as providências adotadas para solução da falha na prestação do serviço.
Além disso, a Promotoria informou que está em andamento, desde 2019, um inquérito para apurar as causas das inúmeras paralisações e oscilações no fornecimento de energia elétrica aos consumidores da cidade de Limeira.
Nesse último procedimento, ainda conforme o MP, também é apurado se há prestação de serviço adequado ao pleno atendimento aos usuários, em atenção às normas e contrato que regem a concessão em questão.
Moradores de bairros de Limeira contabilizam prejuízos pela falta de eletricidade
O g1 questionou a Elektro a respeito dessas investigações e aguarda um posicionamento. Nesta terça-feira (7), a concessionária informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que Limeira está com 99,9% de energia reestabelecida e o restante de sua área de cobertura na região tem 100%.
Segundo a concessionária, em alguns trechos a rede elétrica foi extremamente danificada pelo temporal, e exigiu substituição de postes, cabos e transformadores. Em alguns casos também foi preciso esperar a retirada de árvores pela Defesa Civil para iniciar os reparos.

Árvore caída em sua no bairro Santa Cruz, em Limeira
Alex Pereira
Determinação juidicial
A Justiça de Limeira já tinha determinado que a concessionária de energia elétrica retome com urgência o serviço em três locais na cidade, sob pena de R$ 100 mil por hora de descumprimento. Moradores enfrentaram desde a última sexta (3) problemas por conta da falta de energia, que começou após um temporal.
Alguns moradores ficaram sem fornecimento por três dias seguidos e relataram transtornos como perda de alimentos e, aqueles que dependem do uso de medicamentos contínuos conservados em refrigeração, dificuldades para mantê-los em temperaturas adequadas.
Na decisão, o juiz de direito Guilherme Lopes Alves Lamas diz que há uma inércia da concessionária para a retomada do fornecimento de energia, pois ela deveria ter se preparado para eventos extremos, com a contratação de mão-de-obra e equipamentos, uma vez que é fato notório a transformação climática por que passa o Planeta.
Inadmissível que os consumidores sejam deixados por dias sem energia, serviço público indispensável, sob a desculpa de que houve muitos danos causados pela chuva, diz outro trecho da decisão.
O juiz finalizou determinando a retomada da energia em até uma hora, com multa de R$ 100 mil para a concessionária por hora de descumprimento da decisão, que foi assinada no fim da tarde de domingo (5).
Moradora armazena alimentos em caixas térmicas com gelo após dias sem energia elétrica em Limeira
Acervo pessoal
Zona rural no escuro
Moradores da zona rural da cidade relataram falta de energia por 70 horas seguidas na segunda-feira (6). Uma das regiões mais afetadas foi a do bairro das Areias e dos Pires.
Alguns moradores relatam que, devido à falta de energia, por três dias, perderam alimentos por falta de refrigeração. Outros, além disso, que dependem da energia para conservar medicamentos em baixas temperaturas, também relataram preocupação.
Sem energia nós não temos água, porque não tem como ligar o poço. A situação está precária. As crianças estão ficando sem roupa e os idosos estão com as medicações estragando, afirmou a presidente do condomínio Beira Dágua, Edna Nepomuceno.
No domingo, a moradora do Condomínio Santa Paula, Ana Paula Araújo relatou que a energia acabou na sexta-feira (3), e não tinha voltado até aquele momento. Ela contou que tem cavalos e que, por conta do problema, não conseguia colocar água para os animais. Está difícil, não vemos a hora que a energia volte, disse.
Moradores da região se mobilizaram em um grupo no WhatsApp e também cobraram uma solução da concessionária Elektro, mas disseram que as previsões de normalização tiveram adiamentos.
Moradores de Limeira estão sem energia há três dias após temporal
Reprodução/EPTV
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