Geral

Porco-espinho é resgatado na cidade baixa de Itamaraju e devolvido à Mata Atlântica

Cidades - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

21/10/2023 por Redação

/

Itamaraju: Na manhã desta quinta-feira, 19 de outubro, o Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (GADS) realizou o resgate de um porco-espinho que estava em uma residência na Rua Rui Barbosa, na cidade baixa de Itamaraju-Ba.

Segundo Josimar Santos, um dos integrantes do grupo, eles receberam uma mensagem informando sobre a presença do animal silvestre na casa de uma moradora, que temia pela segurança do seu filho pequeno e do seu animal de estimação. A mulher suspeitava que o porco-espinho tivesse chegado ao local em algum veículo, pois não é comum ver esse tipo de animal naquela região da cidade.

Josimar Santos e Vinícius Borges, os dois ambientalistas do GADS, foram até a residência e conseguiram capturar o porco-espinho com cuidado, evitando os espinhos que podem causar lesões na pele. Josimar explicou que os espinhos não são venenosos e que os porcos-espinhos não são capazes de lançá-los, como muita gente pensa.

Após o resgate, o animal foi levado para uma área de preservação com remanescentes da Mata Atlântica, onde foi solto em segurança. Vinícius Borges afirmou que o porco-espinho não apresentava nenhum ferimento e que estava em boas condições de saúde. Ele disse que, quando o animal resgatado está machucado ou vem de cativeiro doméstico, é necessário acionar o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mas que esse não foi o caso.

O GADS é uma organização não governamental que atua na proteção e conservação da fauna e da flora da região de Itamaraju. Eles realizam resgates, solturas, educação ambiental e outras atividades em prol do meio ambiente.

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu