Geral

Van de cadeirante de SC que deseja dar volta ao mundo com cão tem cama adaptada e outros detalhes; VÍDEO

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/09/2023 por Redação

Espaços foram modificados para que Juliano Renk, de 46 anos, conseguisse realizar aventura ao lado de Hunther. Van de cadeirante de SC que quer dar volta ao mundo com cão tem cama adaptada
O engenheiro de Santa Catarina que iniciou uma expedição de volta ao mundo ao lado do cão Hunter, e dentro de uma van, adaptou partes do veículo para ter acessibilidade. Juliano Renk, é cadeirante desde 2001, e entre as mudanças do espaço precisou de uma cama retrátil que dá acesso ao teto solar.
Com a mobilidade do móvel, o engenheiro de 46 anos consegue também acesso facilitado à máquina de lavar e ao banheiro, além de armários na parte traseira do carro (assista ao vídeo).
Além disso, a embreagem, freio e acelerador foram deslocados, e agora são acionados com as mãos. Na entrada da casa, um elevador auxilia a subida com cadeira de rodas.
Há também um toldo na lateral da van, que é aberto eletricamente para que o elevador, em dias de chuva, fique protegido. A estrutura também possibilita uma area de convivência externa.
Engenheiro de Santa Catarina e cão vivem em van adaptada
NSC TV/Reprodução
Além disso, para a van ficar reta durante as noites, foram instalados equipamentos hidráulicos de estabilização (confira as fotos).
Cadeirante e cão partem para volta ao mundo em van adaptada; FOTOS
Bebê nasce em parto empelicado na Serra: pacotinho, diz mãe
Cadeirante e cão de SC iniciam expedição de volta ao mundo em van adaptada
Juliano Renk/Divulgação
Mudança de vida
A expedição teve início na segunda-feira (18), quando o catarinense deixou o planejamento de 5 anos para trás depois de lagar a vida no escritório que trabalhou por 20 anos e iniciar a aventura. O objetivo é conhecer mais de 100 países.
Natural de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, Renk é apaixonado por aventura e perdeu os movimentos das pernas após sofrer um acidente durante um voo livre.
Agora, serão entre 7 e 10 anos dentro do carro percorrendo dezenas de países. No planejamento, ele e o cão devem passar pela América do Sul, Central, chegar aos Estados Unidos e, também, conhecer países da Europa e Ásia.
Cadeirante e cão de SC iniciam expedição de volta ao mundo em van adaptada
Juliano Renk/Arquivo Pessoal
Além da viagem, o catarinense vai registrar e mostrar os locais visitas pela internet. A ideia, segundo ele, é inspirar outras pessoas: Para mostrar que com um pouquinho de coragem e resiliência é possível chegar lá, afirma.
Se tu olhar para trás, desde o meu começo, do princípio, nossa, nos dois primeiros anos somente era fisioterapia e quarto. Hoje, estou aqui alcançando o mundo, diz.
Cientistas mulheres da UFSC descobrem 8 possíveis asteroides em projeto da NASA
Bebê nasce em parto empelicado na Serra de SC: pacotinho, diz mãe
Cão de serviço
Hunter é um Pastor Belga Malinois de 2 anos, que além ser o companheiro de Renk, é um cão adestrado de serviço. Ele ajuda o tutor nas atividades diárias, ao carregar objetos ou ajudando a pegar materiais, por exemplo.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu