Geral

Após explosões em Ribeirão Preto, SP, instrutor alerta para falta de manutenção em aparelhos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/09/2023 por Redação

Três incêndios registrados na noite de terça-feira (19) chamam a atenção para a necessidade de inspeção de equipamentos. Em um dos casos, comerciante estima prejuízo de R$ 150 mil. Explosões e incêndios: instrutor do Senai da dicas de prevenção
Três incêndios registrados em Ribeirão Preto (SP) na noite de terça-feira (19) chamam a atenção para os cuidados que as pessoas precisam ter com eletrônicos e fiação elétrica dentro de casa ou em estabelecimentos comerciais. Isso porque o mau funcionamento de aparelhos, muitas vezes, pode acabar em tragédia.
Em um dos casos, um laboratório de próteses dentárias na zona leste de Ribeirão ficou destruído após uma explosão causada pelo vazamento de gás de uma mangueira que estava ligada aos equipamentos.
Receba no WhatsApp notícias da região de Ribeirão e Franca
Câmera de segurança flagrou momento que laboratório explodiu após vazamento de gás em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmera de segurança
Instrutor de eletroeletrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Ronaldo Gimenes explica que é importante sempre estar atento aos pontos de conexão dos aparelhos.
Temos de ficar atentos a pontos de conexão, bem como à mangueira e a parte de registro e reguladores de pressão. A mangueira, primeiramente, tem de ter o selo do Inmetro. Então, se vocês perceberem, é uma mangueira plástica com uma tarja amarela, tem de ser aprovada pelo Inmetro e nela tem também o prazo de validade.
Segundo Gimenes, é preciso respeitar a data expirada e as condições do produto, que, em hipótese alguma, deve ser modificado.
Se [a mangueira] tiver data de 2024, tem de ser substituída em 2024. Outro ponto importante é que você não pode alongar o tamanho dela, ela vem em um tamanho padrão e não pode ser alongada de forma alguma.
Dono do laboratório que ficou destruído, o protético Alexandre Mian ainda não sabe exatamente o tamanho do prejuízo que levou, mas estima que os danos ficaram acima dos R$ 150 mil com os equipamentos que perdeu. (veja vídeo abaixo)
Explosão de gás destrói laboratório de próteses em Ribeirão Preto
Incêndio destruiu duas casas
Em outro caso também na noite de terça, duas casas que ficavam no mesmo terreno na zona sul de Ribeirão foram destruídas depois de um incêndio que começou por causa de um fogão a lenha.
Incêndio em Ribeirão Preto (SP) destruiu duas casas de ficam no mesmo terreno, no Parque Ribeirão
Reprodução/EPTV
Uma família inteira morava no local. De acordo com as informações passadas por eles, o fogo teria começado no último cômodo, onde fica a cozinha. Algumas pessoas estavam dentro do imóvel.
Um homem que tem problemas de saúde precisou da ajuda do irmão para ser resgatado. Uma mulher de 84 anos teve de ser socorrida a uma unidade de pronto atendimento por inalar muita fumaça. (veja vídeo abaixo)
Incêndio destrói casa em Ribeirão Preto, SP
As chamas destruíram móveis e eletrodomésticos da família. Uma TV derreteu por conta do fogo. Na manhã desta quarta-feira (20), os moradores ainda calculavam o prejuízo.
Inspeções precisam ser frequentes
Ainda segundo Gimenes, geralmente é a instalação elétrica que causa os maiores danos quando se trata de incêndio, mas ela não é o único problema dentro de um imóvel, seja ele residencial ou comercial.
Ele aponta que, para evitar casos como os registrados recentemente, é necessário fazer inspeções frequentes e providenciar a substituição de produtos e equipamentos que não estejam em ordem.
Geralmente, a instalação elétrica é sempre a vilã da história, como causadora de fagulha para explosão. Mas a gente tem de lembrar que não é só isso. A energia estática, por exemplo, pode causar um centelhamento e qualquer faísca, centelhamento, pode causar uma explosão. A primeira dica é evitar contratar o profissional que cobra mais barato, tem de ser um profissional habilitado, qualificado, e, de tempo em tempo, tem de fazer também uma revisão nas instalações elétricas da casa.
O instrutor também ressalta que cabos expostos não geram faíscas e é preciso cuidado ao tentar encapá-los.
O que gera centelha é a desconexão do cabo, conexão ou desconexão. Neste momento, a gente tem um arco elétrico, e pode causar um centelhamento. Se tiver um vazamento de gás, vai explodir.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu