Geral

‘Correndo Com o Hora 1’: Homem de 69 anos supera depressão e quer correr diariamente por dois anos seguidos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/07/2023 por Redação

Seu Lula já corre há 20 anos e disputou 130 maratonas; hoje, corre até dentro do aeroporto para treinar. ‘Correndo Com o Hora 1’: Homem de 69 anos quer correr diariamente por dois anos
No episódio desta semana do Correndo Com o Hora 1, Roberto Kovalick conhecerá a história de Seu Lula. Aos 69 anos, ele tem um objetivo ousado – mas que dada a sua vasta experiência, é totalmente possível de ser atingido: correr todos os dias por exatos dois anos. E o recorde já está bem próximo de ser alcançado.
Lula Holanda mora em Recife e começou a treinar para superar uma depressão que teve 20 anos atrás. E segundo ele, a corrida lhe deu vida.
Seu Lula Holanda treina no Parque da Jaqueira, em Recife, há 20 anos
Reprodução/TV Globo
“Foi justamente quando eu descobri a corrida em minha vida. Eu tive uma depressão, que me deixou em casa por alguns dias. Morando aqui próximo da jaqueira, foi aí que encontrei a jaqueira e comecei a dar os primeiros passos”, contou.
Seu Lula começou a frequentar o Parque da Jaqueira, na Zona Norte da capital pernambucana, e lá começou lentamente a correr. E depois de pouco tempo, os passos viraram quilômetros. Muitos. Hoje. são mais de 78 mil quilômetros, segundo as contas dele.
Veja vídeos do projeto Correndo Com o Hora 1
Fique por dentro do Correndo Com o Hora 1
O fundista corre tanto e há tanto tempo que já se tornou conhecido na região. E com a paixão pelas corridas, ele colocou em si mesmo uma meta: correr todos os dias por dois anos, sem perder um único dia. Parece difícil. Mas ele já está bem encaminhado: recentemente, completou 500 dias ininterruptos.
Parque da Jaqueira é o trajeto diário de Seu Lula nos treinos
Reprodução/TV Globo
“Eu considerei como meta. Primeiro foi 365 dias. Aí bati os 365 dias, correr um ano todo dia. Quando eu fechei o ano, eu digo: vou pra 500 dias. Aí consegui chegar aos 500 dias. Aí surgiu a ideia de puxar para dois anos a nossa meta do ‘correndo todo dia’. Vamos ver se a gente chega”, disse o corredor.
O desafio de Lula Holanda começou em 31 de dezembro de 2021. E não importa qual a distância percorrida – o importante é correr. Em qualquer lugar que seja: ele já correu até dentro do aeroporto.
“A turma me chamou até de doido. Eu tive que correr dentro do aeroporto. Para você ter ideia, eu já corri três vezes em aeroportos. Porque não dava tempo de chegar e correr o treino”, explicou.
Seu Lula treinando no aeroporto em Recife; não pode ficar um dia sem treinar
Reprodução/TV Globo
E se precisar correr em um local ainda menor, Seu Lula não terá dificuldade alguma. Ele já correu até dentro de casa. Ele fez cerca de 10km somente na sala de estar.
“Tinha que ficar dentro de casa, né? Lockdown. Eu tinha lido há um tempo sobre um americano que tinha feito uma maratona no terraço da casa dele. Esse cara fez uma maratona no terraço, por que eu não posso correr 10 km no apartamento?”, relembrou.
E a esposa não foi um empecilho para ele continuar treinando. Muito pelo contrário: o incentivo foi tão bem-humorado quanto o próprio Lula.
“Foi aí que eu pedi autorização à mulher. Lógico, né? E ela disse: Meu filho, para você não sair de casa, você pode correr até em cima da mesa, sorriu.
O plano de seu Lula para correr em casa durante a pandemia: deu certo!
Reprodução/TV Globo
Seu Lula completará 70 anos em 2024. E para comemorar, pretende correr 70 voltas no seu local de treino favorito, o Parque da Jaqueira, cuja pista tem quase 1km de extensão.
Antes, se tudo der certo, ele atingirá o novo recorde de dois anos correndo todos os dias no final de 2023. No último dia 18 de junho, ele correu a maratona de número 130, em 20 anos de corrida.
“Querer é poder. Quando você quer, você consegue. E a corrida é movimento. E movimento... É só querer que você faz acontecer”, incentivou.
Seu Lula completou a maratona de número 130 na carreira há menos de um mês
Reprodução/TV Globo
MAIS CORRENDO COM O HORA 1:
Sanfoneiro conta como a corrida de rua ajudou a passar por momento difícil pós-Covid
Corredora disputa maratona para manter vivo o sonho do marido que morreu de câncer
Repórter mostra histórias de superação de corredores, inspira a si mesmo e começa a correr
Corredora de mais de 100 anos é inspiração para prática de exercícios

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu