Geral

Prato típico português, patanisca de bacalhau é dica para a Semana Santa; aprenda

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/05/2023 por Redação

A receita mostrada pelo Nordeste Rural é ensinada pelo renomado chef Júlio, de Portugal. O prato leva cerca de 20 minutos para ficar pronto. Prato português, patanisca de bacalhau é opção para a Semana Santa.
Reprodução/TV Verdes Mares
Fofinha por dentro, crocante por fora. As pataniscas de bacalhau são uma receita típica de Portugal, fáceis de fazer e uma boa opção para a Semana Santa. Quem ensina o prato é o chef Júlio, renomado português com mais de 50 anos nas cozinhas dos restaurantes e que está de passagem por Fortaleza. Aprenda a fazer os bolinhos.
Ingredientes
150 g de bacalhau cru
150 g de farinha de trigo
300 ml de água sem gás
uma cebola picada
salsinha a gosto
sal a gosto
pimenta preta
3 ovos
100 ml de água com gás
1/2 litro de óleo
2 dentes de alho
Modo de fazer
Em um bowl, desfie o bacalhau, sem espinhas e nem pele. Coloque a cebola bem picada. Em seguida coloque a farinha de trigo bem fina e misture os três ingredientes.
Coloque a água sem gás. Depois continue mexendo até ficar tudo na mesma consistência.
Pique a salsinha e o alho, coloque no bowl e misture. Ponha uma pitada de sal e pimenta preta.
Numa vasilha separada, quebre os ovos e bata com um garfo. Em seguida, junte com a massa e mexa bastante.
Um truque para saber se a massa está no ponto é colocar uma colher em pé no meio dela. Se a colher deslizar devagar, está no ponto. Caso ela fique em pé, é necessário colocar mais água. Caso ela caia muito rápido, será necessário colocar mais farinha.
Coloque um pouco de água com gás. É o segredo para que quando o bolinho for frito, fique fofo por dentro e crocante por fora.
Quando a massa ficar pronta, coloque o óleo numa frigideira e esquente em fogo médio. É preciso ficar virando os bolinhos para não queimar. Quando ficar amarela, quer dizer que está pronta.
Coloque as pataniscas num prato com um guardanapo para absorver o excesso de óleo. Agora leve a um outro prato e coloque cheiro verde para ficar mais colorido. Ela já pode ser servida.
Veja mais notícias no g1 em 1 minuto

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu