Geral

Cabrália: inaugurações e entrega de equipamentos marcam aniversário de 189 anos

Foram entregues ruas pavimentadas e equipamentos para o hospital municipal; prefeito anunciou ainda início da construção de fábrica de beneficiamento de pescados nesta semana

.

Radar64
25/07/2022 por RADAR64

Divulgação/Radar64Divulgação/Radar64

Uma extensão programação marcou as comemorações dos 189 anos de emancipação política de Santa Cruz Cabrália, com atividades culturais, esportivas, religiosas e inaugurações. Os eventos começaram na sexta-feira (22) e foram encerrados no sábado (23), com o Louva Cabrália.


Na manhã de sábado, foi realizada uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Cabrália em homenagem ao aniversário da cidade, quando foram entregues títulos de cidadania. Este ano, a cerimônia aconteceu na Praça do Arakakaí.


A secretária de Administração e primeira-dama, Lauren Lelis conversa com a comunidade

Durante a sessão solene, o prefeito Agnelo Santos assinou a autorização para obras de pavimentação de ruas nos bairros Mirante, Campo Verde e Vila Beta, totalizando quase 43 mil metros quadrados. Foram entregues títulos de regularização fundiária.


ENTREGA DE RUAS PAVIMENTADAS – Depois, o prefeito e comitiva foram até os bairros Campinho e Terra de Vera Cruz para a inauguração da pavimentação de várias ruas.


Prefeito inaugurou pavimentação de várias ruas

No Hospital Municipal Professor José Maria de Magalhães Neto, Agnelo fez a entrega de vários equipamentos hospitalares, além de cadeiras odontológicas destinadas aos postos de saúde, resultado de emendas parlamentares do deputado estadual Jacó (PT).


De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Renata Pinheiro, os novos equipamentos irão recuperar a capacidade instalada do hospital municipal, possibilitando a retomada efetiva das cirurgias eletivas, que voltaram a ser realizadas há 15 dias e serão ampliadas. “Iniciamos com as cirurgias eletivas urológicas e iremos ampliar para cirurgias abdominais e ginecológicas, dando atenção a toda a demanda reprimida que tem no município”, explicou.


Agnelo Santos entregou diversos equipamentos ao hospital municipal de Cabrália

O médico Josdanei Carneiro comemorou a nova fase do hospital municipal, onde ele atua como cirurgião. “Venho acompanhando a luta da secretaria Renata e da atual gestão para ressuscitar o hospital municipal, que durante um período chegou a ficar fechado”, disse.


FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE PESCADOS – A programação do sábado previa o lançamento da pedra inaugural da fábrica de beneficiamento de pescados que será construída em Cabrália, mas a solenidade foi cancelada devido ao mau tempo. De acordo com Agnelo, já foi feita a licitação e escolhida a empresa responsável pela construção. As obras devem começar nesta semana e a previsão é que estejam concluídas em seis meses. A fábrica custará aproximadamente R$ 2 milhões e será construída em um terreno de 15 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Cabrália.


Prefeito Agnelo com o presidente da Associação dos Pescadores, Valdemir de Almeida

Serão beneficiadas diretamente 135 famílias, além das associações que fazem parte do projeto, gerido pela Cooperativa Mista dos Pescadores de Porto Seguro (Comps).


De acordo com o presidente da cooperativa, Valdemir de Almeida, a fábrica vai beneficiar pescadores de toda a Costa do Descobrimento, que atualmente encontram dificuldade para vender seus pescados. “O pescador sai para pescar e quando volta não tem onde vender seu pescado. Com a fábrica, ele vai ter um local para entregar seu produto com garantia e receber o pagamento na hora”, afirmou.


Festas dos 189 anos de Cabrália teve shows de banda gospel

LOUVA CABRÁLIA – Um dos destaques das comemorações do aniversário da cidade foi o Louva Cabrália, realizado nas noites de sexta-feira e sábado. O evento gospel teve orações e shows com as bandas Som e Louvor, Santa Cruz e Novo Som.


Prefeito Agnelo fazendo balanço de como está o município hoje

BALANÇO POSITIVO DA GESTÃO – Ao fazer um balanço de como está o município de Cabrália ao completar 189 anos de emancipação política, Agnelo Santos disse que se sente orgulhoso de estar fazendo parte da história do município. “Hoje temos um hospital reformado e todos os postos de saúde estão equipados para atender os pacientes. Na educação, investimos agora em torno de R$ 8 milhões em mobiliário e equipamentos. Temos hoje 7.740 alunos matriculados, todos com equipamentos novos e merenda escolar de qualidade. Na infraestrutura, vamos concluir nosso mandato com mais de 250 mil metros quadrados de pavimentação”, disse.


.


Link curto:

TÓPICOS:
Radar64

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu