Geral

Superfície de Marte é totalmente fotografada por sonda chinesa confira

Agência chinesa monitora há um ano a superfície do planeta vermelho imagens foram divulgadas após exploração

Rastro101
Com informações do site O Tempo

01/07/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoTodo o planeta vermelho foi fotografado pela sonda chinesa Tianwen-1, que passou um ano na superfície de Marte, anunciou a Agência Espacial Chinesa (CNSA). A sonda, cujo nome significa “busca da verdade celestial”, foi lançada em 2020 e chegou ao planeta em fevereiro de 2022. Agora, ela gerou 1.040 gigabytes de informações, que ainda serão disponibilizadas ao público (confira algumas das fotos clicando nas setas ao lado da imagem acima). As informações são do site Business Insider. 

A sonda circulou pela órbita de Marte mais de 1.300 vezes. Um dos objetivos do projeto, que também levou um rover — veículo de seis rodas — à superfície de Marte, é buscar água congelada no planeta, elemento que seria essencial para o eventual envio de humanos, já que provavelmente seria inviável carregar os foguetes com água o bastante para toda a trajetória. 

Batizado como Zhurong, em referência a um deus do fogo da mitologia chinesa, o rover entrou em hibernação durante o inverno marciano e despertará novamente para continuar o trabalho em dezembro, quando a primavera se iniciar no planeta. 

As imagens captaram paisagens impressionantes de Marte, como um sistema de cânions quase tão longo quanto todos os Estados Unidos, com uma profundidade de mais de seis quilômetros. A profundidade do Grand Canyon, atração na América do Norte, não chega a dois quilômetros, para efeito comparativo. 

Link curto:

TÓPICOS:
Espaço

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu