Geral

Primeiro lote do Imposto de Renda 2022 será pago em 31 de maio

Idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério têm prioridade no pagamento

Rastro101
Com informações do site O Tempo

09/03/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoOs contribuintes que entregam a declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias do prazo têm mais chances de receber antes a restituição. A Receita Federal pagará cinco lotes de restituição em 2022, de maio a setembro.

O primeiro lote do Imposto de Renda 2022 será pago no dia 31 de maio e é destinado aos contribuintes com prioridade no pagamento. Idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério têm prioridade no pagamento.

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 vai até as 23h59 do dia 29 de abril. O programa do IRPF 2022 pode ser baixado do site da Receita.

Têm prioridade na restituição: idosos acima de 80 anos contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério, por ordem de envio da declaração.

Saiba como declarar salário, férias, 13º e PLR

A restituição só será paga se a Receita Federal não identificar pendências, como omissão de rendimentos do titular e dos dependentes, ou informações erradas na dedução de despesas médicas, por exemplo. Nesses casos, a declaração fica na malha fina e é preciso corrigir as pendências para ter a restituição liberada.

Pagamento por Pix

Os contribuintes que tiverem Imposto de Renda a restituir neste ano poderão receber o dinheiro via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. A Receita só pagará a restituição por Pix para o titular da declaração que tiver chave com seu número do CPF.

Para quem preferir ou não tiver chave Pix, ainda haverá a opção de pagamento por conta-corrente, aquela que é informada na etapa final do preenchimento da declaração.

Nesse caso, é preciso ter atenção para informar os dados corretamente. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um no no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: bb.com.br/irpf, ou pela Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO
Lote - Data do pagamento
1º - 31 de maio
2º - 30 de junho
3º - 29 de julho
4º - 31 de agosto
5º - 30 de setembro

 

(Folhapress)

Link curto: https://bit.ly/3J0zReW

TÓPICOS:
Restituição

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu