Geral

Infestação de larvas deixadas pelas mariposas toma conta de Prado

Larvas deixadas por mariposas se espalham pela cidade e causa transtornos para população

Redação com informações do site G1
23/07/2015 por Redação, atualizado em 23/07/2015 às 20h58 por Redação

(Foto site Macaubense Life)(Foto site Macaubense Life)

Os moradores da cidade de Prado estão sofrendo após a invasão de mariposas na localidade. Larvas deixadas pelos insetos infestarm pela cidade e tem causado transtornos para os moradores. “Quando o pessoal passa e elas [larvas] encostam nas pessoas, começa a coçar, dá alergia”, afirmou a estudante Walisson de Oliveira. Por causa da praga duas escolas tiveram aulas suspensas.

Para tentar minimizar a situação, a escola municipal Perolina Mascarenhas precisou fazer uma dedetização , por conta disso, as aulas foram canceladas. “Isso aí tomou uma proporção enorme, a ponto da gente realmente suspender as aulas e tomar as devidas providências, que foi chamar a vigilância sanitária”, disse a coordenadora pedagógica Mariscléia Couto.

Engana-se que para combater as larvas basta apenas aplicar o inseticida. Após depositar os ovos, as mariposas produzem uma forma de teia que funciona como uma tela de proteção. Para ter resultados favoráveis é necessário retirar essa teia e então aplicar o produto.


Segundo a secretaria de Meio Ambiente de Prado, as mariposas surgiram por causa de um desequilíbrio ecológico que ainda está sendo estudado. Uma das prováveis causas é a monocultura do eucalipto na região.

Mas as empresas de papel e celulose que atuam na área afirmam contestam essa afirmação, pois o combate às lagartas pardas é realizado com a orientação de órgãos competentes, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Segundo o órgão o produto usado no combate é biológico, não prejudica a saúde humana e não afeta a biodiversidade.

Link curto:

TÓPICOS:
Mariposas Larvas Prado Dedetização Combate Praga

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu