Cidadania

Conservação e recuperação da Mata Atlântica foi tema de encontro em Itagimirim

Neste encontro foi realizada a primeira etapa de reuniões para a criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

ASCOM / Prefeitura de Itagimirim
12/11/2014 por Redação, atualizado em 12/11/2014 às 16h30 por Redação

(Foto: Ascom)(Foto: Ascom)

Num clima de muita harmonia e descontração, durante todo o dia 07, no salão da Casa Paroquial, foi realizada a primeira etapa de reuniões para a criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), na cidade de Itagimirim. O evento contou com presenças de representantes da sociedade civil e do poder público local.

Com metodologias modernas aplicadas pela equipe do Gambá, os participantes tiveram a oportunidade de apresentarem sugestões variadas, tendo por base algumas dinâmicas aplicadas como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a conservação da Mata Atlântica no município, elementos indispensáveis utilizados na primeira fase de trabalhos para a elaboração do plano.

(Foto: Ascom)(Foto: Ascom)

Detectar os problemas e encontrar as soluções, esses são os principais objetivos da atuação do Gamba nos municípios da Costa do Descobrimento para elaboração de PMMA. Vale ressaltar que para o plano ser executado após sua construção, se faz necessário que o Conselho de Meio Ambiente do município esteja ativo e dê a sua aprovação. Partindo daí, o município pode pleitear recursos oriundos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica. Esses recursos aprovados pela Lei da Mata Atlântica, nº 11.428/06, são destinados aos municípios para projetos de conservação e recuperação, desde que estejam compatíveis com as diretrizes do plano.

Com metodologias modernas aplicadas pela equipe do Gambá, os participantes tiveram a oportunidade de apresentarem sugestões variadasCom metodologias modernas aplicadas pela equipe do Gambá, os participantes tiveram a oportunidade de apresentarem sugestões variadas

O público participante foi composto por representantes de associações e de sindicatos, da maçonaria, da Veracel Celulose, do Inema, estudantes da área de silvicultura do Senar e servidores públicos municipais de vários setores.
A partir das informações obtidas durante o primeiro encontro, o Gamba, grupo renomado e de alta credibilidade em elaboração de planos e outras atividades ambientais, preparará o modelo do plano a ser elaborado para Itagimirim, quando, numa segunda reunião marcada para os dias 15 e 16 de Janeiro de 2015, na presença de todos os participantes e de demais pessoas que estiverem presentes, após dirimir todas as dúvidas que por ventura existirem, se dará a consolidação do plano que, em seguida deverá ser levado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente para sua aprovação final.

(Foto: Ascom)(Foto: Ascom)

O Prefeito Rogério Andrade já sinalizou o interesse pelo tema, garantido total empenho por parte da Prefeitura para se concretizar da melhor forma o que ele chamou de “grande interesse público” a elaboração do PMMA. “Todo esforço será feito para que Itagimirim possa sair na frente, nosso município requer atenção especial no que se refere ao meio ambiente como um todo, tanto na preservação do que ainda nos resta de reserva ambiental como na recuperação daquilo que perdemos”, disse o prefeito, que garantiu também maior mobilização por parte da Prefeitura para trazer o máximo de pessoas possível para o próximo encontro previsto para Janeiro próximo.

Ascom – Prefeitura de Itagimirim

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu