Geral

Senado aprova projeto que exclui quase metade da Floresta Nacional de Brasília

Na prática, ele altera o decreto que criou a Flona para regularizar condomínios residenciais e propriedades rurais surgidos por meio de invasões de áreas públicas

Rastro101
Com informações do site O Tempo

19/11/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoO Senado votou e aprovou, nesta quinta-feira (18), o projeto de lei que diminui a área da Floresta Nacional de Brasília (Flona). O texto de autoria de Izalci Lucas (PSDB) foi relatado pela por Leila Barros (PSB), ambos senadores eleitos pelo Distrito Federal. Agora a  matéria vai à Câmara dos Deputados.

O projeto de lei de Izalci Lucas exclui 4 mil hectares da Floresta Nacional para fins de regularização fundiária urbana e estabelecimento de nova modalidade de unidade de conservação. 

Na prática, altera o decreto que criou a Flona, maior floresta em área urbana do mundo, para regularizar condomínios residenciais e propriedades rurais surgidos por meio de invasões de áreas públicas.

Criada em 1999, a Flona de Brasília protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do Distrito Federal.

A unidade de conservação é composta por quatro áreas distintas. Ao justificar sua proposta, Izalci Lucas argumenta que os segmentos identificados como Área 2 e Área 3 “apresentam situações de sobreposição com colônias agrícolas estabelecidas pela administração do Governo do Distrito Federal”.

“Tais problemas têm impedido a implementação efetiva das ações de conservação nas parcelas citadas, criando obstáculos tanto para a consolidação da unidade de conservação como para a garantia das condições mínimas de desenvolvimento social e econômico dos grupos de agricultores atingidos pelas sobreposições”, afirma o senador.

Em contrapartida, o texto prevê a expansão aproximada de 3,75 mil hectares na Área 1 da Flona de Brasília e a ampliação da Reserva Biológica da Contagem, que passaria a ser classificada como parque nacional. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Link curto:

TÓPICOS:
Meio Ambiente

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu