Esporte

STF decide que reeleição para cúpulas de TCEs só poderá acontecer uma vez

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as cúpulas dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) só irão poder se reeleger por uma vez consecutiva

Rastro101
Com informações do Bahia Notícias

14/11/2021 por Redação

Divulgação/Bahia NotíciasDivulgação/Bahia Notícias O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as cúpulas dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) só irão poder se reeleger por uma vez consecutiva. A matéria já vinha sendo discutida pela corte, que chegou a decisão de maneira unânime na última sexta-feira (12).

 

A ação foi levada ao Supremo pela PGR em 2017. Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, à época o órgão considerava que a reeleição para cargos de direção do Tribunal de Contas do Ceará era inconstitucional.

 

A ministra Rosa Weber, relatora do processo,  afirmou que a reeleição indefinida dos altos cargos dos tribunais afronta o princípio republicano e leva à perpetuação das mesmas pessoas no poder.

 

A discussão também acontece nos Tribunais de Contas Municipais (TCM), mas ainda segue inconclusa. Em 2019 e 2020, a PGR, sob Raquel Dodge e Augusto Aras, questionou o STF as sucessivas reeleições do presidente do Tribunal de Contas Municipal do Rio de Janeiro, Thiers Vianna Montebello. Thiers presidiu a corte por 20 anos até se aposentar, em abril deste ano.

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu