Esporte

Desembargador Nilson Castelo Branco se candidata à presidência do TJ-BA

O desembargador Nilson Soares Castelo Branco anunciou sua candidatura à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)

Rastro101
Com informações do Bahia Notícias

13/11/2021 por Redação

Divulgação/Bahia NotíciasDivulgação/Bahia Notícias O desembargador Nilson Soares Castelo Branco anunciou sua candidatura à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A escolha do próximo presidente da Corte baiana, através de processo eleitoral, está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (17).



 

Nilson Castelo Branco, de 65 anos de idade, é desembargador do TJ-BA desde 2010, nomeado pelo ex-governador Jaques Wagner (PT) após ser segundo colocado na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e o primeiro na lista tríplice da Corte.

 

Em carta publicada para apresentar sua candidatura, Castelo Branco prometeu dar uma atenção especial à primeira instância, investir em tecnologia, além de ampliar cursos e treinamentos.

 

"Definitivamente, é com o aprimoramento da primeira instância que o Judiciário da Bahia alcançará um patamar mais elevado de produtividade, granjeando o respeito e a admiração dos jurisdicionados", afirmou o desembargador.

 

"Torna-se imperioso, portanto, investir, cada vez mais, em tecnologia da informação, com o incremento do Parque Tecnológico do Tribunal de Justiça visando à implantação de ferramentas que agilizem a automação dos processos judiciais e cartorários, utilizando-se robôs e inteligência artificial", continuou o magistrado.

 

"Indispensável, ainda, é a ampliação dos cursos e treinamentos para proporcionar uma maior qualificação dos magistrados em início de carreira, bem assim dos respectivos servidores", apontou.

 

O candidato aponta, no entanto, que, para viabilizar essas mudanças, é preciso recuperar a credibilidade do TJ-BA.

 

"Para isso se concretizar, necessário se faz, contudo, enfrentar o problema que considero mais urgente: recuperar, em plenitude, a credibilidade do Poder Judiciário da Bahia, infelizmente ainda abalada, apesar dos esforços já empreendidos, desenvolvendo um trabalho diuturno de conscientização de boas práticas administrativas e judicantes", disse Castelo Branco.

 

HISTÓRIA

Nascido no dia 16 de setembro de 1956, em Salvador, Nilson Soares Castelo Branco se formou em direito na Universidade Católica de Salvador (atual Ucsal) em 1979.

 

Formado, Castelo Branco exerceu a advocacia nas áreas de direito municipal, eleitoral, civil e administrativo até 2010, quando se candidatou à vaga de desembargador pelo quinto constitucional.

 

Com pós-graduação em Direito Público pela Universidade de Salvador em 2000, ele ainda foi professor de Ética Profissional e Deontologia Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade Salvador em 2008.

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu