Geral

Comissão do Senado chama ministro para explicar alta dos combustíveis

Ministro de Minas e Energia e presidente da Petrobras terão que prestar esclarecimentos

Rastro101
Com informações do site O Tempo

09/11/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um convite para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, prestarem esclarecimentos sobre os sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis no país.

O requerimento, apresentado pelo presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), destaca que “em 2021, a Petrobras aumentou os preços da gasolina 11 vezes e 9 vezes, os preços do diesel. No ano, a gasolina subiu 74% e o diesel, 64,7%. É primordial a avaliação da política de preços dos combustíveis.”

A princípio, estava prevista a votação de uma convocação de Bento Albuquerque e de Silva Luna - neste caso, ambos seriam obrigados a comparecer à comissão para responder às perguntas dos senadores. Porém, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) chegou a um acordo com o comando do colegiado para que fosse aprovado apenas um convite.

Assim, o ministro e o presidente da Petrobras não precisam atender ao chamado dos senadores. Porém, Otto Alencar disse, na reunião desta terça-feira (9), que vai marcar a data para que os dois representantes do governo compareçam e prestem esclarecimentos.

Ainda para esta terça (9), é esperada a ida do ministro Bento Albuquerque a uma reunião conjunta entre a Comissão de Infraestrutura e a Comissão Temporária do Senado para averiguar as causas da crise energética, prevista para às 10h. O chefe da pasta de Minas e Energia confirmou presença.

O objetivo da audiência é debater medidas do governo federal para conter a crise hídrica, precaver possíveis racionamentos de energia, debater os aumentos tarifários e o planejamento da pasta para o ano que vem.

Link curto:

TÓPICOS:
Minas E Energia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu