Geral

Tumulto em festival de música deixa oito mortos nos EUA

Cerca de 50 mil pessoas estavam no show de rap em Houston quando a multidão começou a se deslocar rumo ao palco alguns pularam grades, outros não conseguiam respirar

Rastro101
Com informações do site O Tempo

07/11/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoAutoridades do Texas investigam neste sábado (6) a tragédia ocorrida na véspera durante um grande show de rap, na qual oito pessoas morreram e 17 ficaram feridas. Cerca de 50 mil pessoas estavam reunidas no NRG Park de Houston na sexta à noite quando a multidão começou a se mover em direção ao palco enquanto o artista Travis Scott se apresentava, o que resultou em cenas de caos.

Vi pessoas pularem as grades e sem conseguir respirar. Foi horrível, contou hoje à AFP Gavyn Flores, 18, que estava no show e ficou bloqueado perto de uma grade durante horas. As pessoas tentavam sair, mas não conseguiam se mexer.

A multidão começou a se aglomerar na frente do palco. Isso criou um movimento de pânico, que deixou muita gente ferida, disse o chefe dos bombeiros de Houston, Samuel Peña, em entrevista coletiva. Temos oito mortos esta noite (sexta-feira), e vários feridos, acrescentou, especificando que a causa das mortes não foi confirmada.

Oito pessoas morreram e entre 17 e 23 ficaram feridas, informou o prefeito de Houston, Sylvester Turner. Ele declarou à rede de TV CNN que autoridades estão analisando vídeos da tragédia e ouvindo testemunhas, organizadores e pessoas que foram hospitalizadas.

Mais de 300 pessoas receberam atendimento no local com ferimentos leves na primeira noite do Festival Astroworld, de dois dias, que Scott ajudou a organizar, segundo autoridades. O artista interrompeu o show várias vezes quando viu fãs angustiados perto do palco, informou o jornal Houston Chronicle.

Pessoas esmagadas e tentando respirar 

Os sobreviventes descreveram cenas caóticas, com pessoas esmagadas e outras lutando para respirar, de acordo com o Houston Chronicle. Estávamos abraçados uns aos outros para evitar sermos separados, disse um sobrevivente. Se a gente se soltasse, com certeza ia se separar, completou. 

Outra pessoa contou ao jornal que teve de carregar um homem que havia caído sobre as barricadas de segurança e depois viu paramédicos aplicaram nele uma técnica de reanimação.

Estou absolutamente devastado com o que aconteceu ontem à noite, tuitou Scott. Minhas orações estão com as famílias e todos aqueles afetados.

Mais de 360 policiais e 240 seguranças foram contratados para o festival. Segundo a polícia de Houston, os fatos se sucederam rapidamente. Em um intervalo de poucos minutos, subitamente, várias pessoas tiveram algum tipo de parada cardíaca, relatou o subchefe de polícia Larry Satterwhite.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram paramédicos atendendo pessoas desmaiadas durante o show. Em outras imagens, dezenas de pessoas se aglomeram nas portas de acesso, sem que os seguranças conseguissem conter o fluxo.

Festival foi cancelado

Os organizadores cancelaram o restante do festival, que não continuará neste sábado. Nossos corações estão com a família do Festival Astroworld esta noite, especialmente com os que perdemos e com seus entes queridos, disseram os organizadores na conta do evento no Instagram. Estamos concentrados em ajudar as autoridades.”

O Astroworld é um festival de música criado pelo próprio Scott, em 2018. O rapper, de 29 anos, que tem um filho com a estrela de reality show Kylie Jenner, ficou conhecido em 2013 e teve seis indicações ao Grammy.

Neste fim de semana, outros shows também estavam programados, como o dos rappers Chief Keef e 21 Savage, e o do grupo de rock australiano Tame Impala. Em sua apresentação de ontem, Scott dividia o palco com o astro do rap canadense Drake.

Link curto:

TÓPICOS:
Aglomeração E Pânico

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu