Geral

De cada 10 brasileiros que fazem terapia, 6 começaram na pandemia

Levantamento nacional mostra que a saúde emocional da população brasileira está “na UTI”

Rastro101
Com informações do site O Tempo

03/11/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoSeis em cada dez brasileiros que fazem terapia começaram o tratamento depois da pandemia. Estudo realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, a pedido da SulAmérica, avaliou a saúde dos brasileiros na pandemia de Covid-19 e mostrou que a saúde emocional da população brasileira está “na UTI” e deve ser tornar uma preocupação cada vez maior. 

O levantamento realizado em setembro deste ano, com uma amostra de 2.010 entrevistas por abordagem online (de todas as regiões do país), traz um panorama nacional inédito das saúdes física, emocional e financeira da população brasileira.

O levantamento mostrou ainda que só 10% dos entrevistados afirmam que fazem consultas regulares com psicólogos. A geração Y é a que mais se consulta, seguida da geração Z. Para 53% dos brasileiros, a saúde emocional piorou com a pandemia: 53% relataram sentir ansiedade 42%, alteração de humor e 41%, insônia.

Entre as brasileiras, 62% reconheceram que a saúde mental piorou ou piorou muito durante a pandemia. Em relação aos homens, o índice não chega à metade: 43% dizem ter ficado mais abalados.

Acima do peso. Para 54% dos entrevistados, a pandemia dificultou os cuidados com a saúde e o bem-estar: 46% dos brasileiros dizem que cuidam mais ou menos da alimentação 53% afirmam que diminuíram os exercícios físicos por conta pandemia 63% revelam ter baixa ou nenhuma frequência de atividades físicas, e 55% afirmam que se exercitam com caminhadas.

Já no tempo livre, 56% dos brasileiros assistem à TV, enquanto 52% usam as redes sociais, e 42% ficam em casa pra descansar. O estudo revela ainda que 88% da população brasileira tem o hábito de ir ao médico.

Finanças. O estudo mostrou ainda que não é apenas a saúde física e mental do brasileiro que está abalada, mas a saúde financeira também. O levantamento revela que seis em cada dez brasileiros tiveram que reduzir gastos 66% cortaram despesas de casa porque o dinheiro estava curto 57% diminuíram gastos com transporte, e só 43% dos brasileiros poupam dinheiro apenas quando sobra no final do mês.

Mais da metade dos entrevistados (56%) deixou de planejar a compra ou a reforma da casa, e 46% acreditam que até o próximo ano devem retomar a uma situação de vida similar ao que era antes da pandemia do coronavírus. 

Link curto:

TÓPICOS:
Preocupação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu